“Os novos equipamentos vão ajudar a salvar vidas” Assim o tenente coronel comandante do 18º Grupamento de Bombeiros, Roberto Lago, definiu a importância dos novos equipamentos adquiridos pela Prefeitura de Embu das Artes, com recursos do Fundo Especial dos Bombeiros (Febom), incluindo Itens de Proteção Individual (EPIs), no valor de R$ 140 mil. Os itens foram apresentados a membros do governo, empresários e jornalistas na manhã da terça-feira, 31/5, na sede da corporação, no Cercado Grande.
Capacetes com óculos de proteção e lanternas de led acopladas para operação corta fogo e salvamento, que permitem que o bombeiro tenha as mãos livres durante a ocorrência, machadinhas em aço que cortam árvore, tira prego, abre alta, canhão monitor portátil com base tripé, esguicho tipo pistola com vazão regulável e ventilador de pressão positivo – ambos permitem a eliminação de mão de obra humana, reduzindo riscos e diminuindo o desgaste do efetivo, que ganha tempo na operação – exaustor de fumaça para ser utilizado em poços e zonas explosivas. Os capacetes são importados da França e os demais itens são americanos.
“Todos são produzidos especificamente para o serviço do bombeiro e com alta tecnologia nos materiais e designer”, explicou o comandante que já solicitou ao Secretário de Governo, Paulo Giannini, a compra de uma nova viatura completa e com tração traseira, por conta da topografia da região.
Para Paulo Giannini, todo investimento vale a pena quando a questão é salvar vidas. “A vinda do Corpo de Bombeiros foi uma conquista importante para o município porque dá tranquilidade à população e aos empresários que toparam contribuir com uma taxa que dá condições de termos recursos para a compra de equipamentos, manutenção do prédio, compra de alimentos e equipamentos necessários”.
O Febom é composto por um representante da Prefeitura, um da Câmara de Vereadores, um dos empresários (via Associação Comercial e Industrial de Embu das Artes-Acise) e um dos bombeiros, que se reúnem a cada dois meses, ou quando é necessário.
Em 2015, o Corpo de Bombeiros atendeu 1.328 ocorrências somente aqui na cidade: 66% foram resgates, 15% incêndios e 12% busca e salvamento. Segundo a capitã Catarina Sanches Prestes, comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros da Região de Embu, 60% das ocorrências são por queda de moto atendidas pelo resgate. O Corpo de Bombeiros instalado na cidade conta com efetivo de 30 homens.
Antes da inauguração do Posto do Corpo de Bombeiros em Embu das Artes, eram registradas, em média, 300 ocorrências por ano, isso porque apesar das ocorrências estarem acontecendo, às vezes eram atendidas pelo policiamento ou pela própria população, não gerando registro.
Também participaram do encontro, os secretários municipais José Ovídio Peres Ramos (Meio Ambiente e Desenvolvimento), José Roberto Jorge (Finanças), José Batista Rodrigues (presidente da Acise), Hillmann Albrecht, (vice-presidente da Indústria), Paulo Ayres (representante Acise no Febom), Luis Andrade Junqueira de Brito Arantes (presidente Conseg Centro), além do tenente dos bombeiros Rodrigo D´Ávila e Silva e equipe.
Serviço
Corpo de Bombeiros Embu das Artes
Rua Aleardo Carpi, 93, Vila Cercado Grande
Em caso de emergência, disque 193