A ROMU, Ronda Ostensiva Municipal não para de atuar no combate ao crime de forma preventiva. E em uma das patrulhas diárias realizadas pela equipe plantonista, um foragido da justiça foi preso pela Guarda Civil, após uma abordagem padrão da equipe de Ronda, na Estrada São José, no Jardim São Marcos, no dia 19/12/17.
Os agentes que faziam o policiamento tático, suspeitaram da atitude de um homem, que na abordagem não portava os documentos e não sabia informar os dados necessários para consulta, pratica muito comum comunicada por foragidos, segundo Léo Vitor Sub Comandante da Guarda.
O indivíduo foi então conduzido para a Delegacia da área, onde constataram se tratar de um procurado da justiça, com ficha criminal expressiva, logo foi novamente encaminhado para o Centro de Progressão Penintenciária, conhecido como CPP de Mongaguá no litoral sul de São Paulo, onde cumpria pena por delitos anteriores. O CPP é um local específico para abrigar os detentos que cumprem o final da pena. Em regime semi-aberto, esta é a penúltima etapa da sentença. Depois, o preso tem liberdade condicional ou vai para o regime aberto.