‘Guarda-roupa de heróis e vilões’: oficina analisa trajes de personagens do cinema. Inscreva-se!

Alex Natalino
02/08/2023 - 16:31
'Guarda-roupa de heróis e vilões': oficina analisa trajes de personagens do cinema. Inscreva-se!

Pontos MIS, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, realizará gratuitamente a oficina “Guarda-roupa de heróis e vilões” no dia 7/8, das 14h às 18h, no Centro Cultural Mestre Assis. A formação apresentará um panorama sobre os processos de criação dos trajes utilizados na caracterização de personagens como Coringa, Mulher-Maravilha, Homem-Aranha, Malévola, Batman, Pantera Negra, entre outras figuras conhecidas das histórias em quadrinhos que foram adaptadas ao cinema.

Ministrada pela figurinista Maria Cecília Amaral, a oficina fará uma reflexão sobre os códigos, características, materialidades, formas e decupagens utilizadas nessas criações. Dentro da metodologia adotada, haverá exposição oral a partir de slides com fotografias, referências e vídeos sobre material analisado, além da realização de exercícios individuais e coletivos de criação/construção de figurinos.

PARA SE INSCREVER:

– Os interessados tem que ter idade acima de 12 anos

– Vagas limitadas (total de 20) serão preenchidas por ordem de chegada de inscrição até dia 7/8

– A inscrição deverá ser feita diretamente no Centro Cultural Mestre Assis (Largo 21 de Abril, 129, Centro, Embu das Artes)

– Levar no dia 7/8 uma peça de roupa para ser customizada

Objetivos da oficina:

• Apresentar conceitos e características ligados à criação de figurinos, voltado para o universo do audiovisual;
• Apresentar análises da evolução do traje e caracterização de personagens heróis e vilões de diferentes obras do universo cinematográfico;
• Refletir sobre as materialidades, tecnologias e formas empregadas na construção dos trajes analisados;
• Apresentar decupagens de roteiros e indicação de bibliografias da área para leitura posterior;
• Contribuir para o desenvolvimento criativo dos participantes, gerando discussões e reflexões acerca das temáticas apresentadas.

Sobre a oficineira

Maria Cecília Amaral atua na direção de arte e como figurinista do Coletivo de Cinema Transformar desde 2010. É figurinista da websérie Trailers do Cotidiano e de curtas-metragens (A Cartomante, Sonhos de Liberdade, Café sem Açúcar e A Igreja do Diabo), além de peças teatrais. Também é arte-educadora. Tem bacharelado em Design de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em Cenografia e Figurinos pelo Centro Universitário Belas Artes.