Homicídio cai a zero na periferia de Embu

02/08/2005 - 0:00
Homicídio cai a zero na periferia de Embu

Pela primeira vez na história de Embu das Artes "região metropolitana de São Paulo" nos bairros periféricos do município não houve nenhum caso de homicídio no período de um mês. Em abril a região onde residem 70% da população de mais de 232 mil habitantes não teve qualquer assassinato. O dado revela uma queda acentuada da violência, especificamente dos crimes graves, já que no mês de março do total de 11 homicídios, 8 aconteceram na zona periférica da cidade.

De acordo com relatório da Guarda Civil Municipal, seis assassinatos aconteceram em abril, todos nos bairros à margem da rodovia Régis Bittencourt (BR-116): dois casos foram registrados no Jardim Vista Alegre e uma ocorrência em cada um dos bairros Jardim das Oliveiras, Vale do Sol, Jardim Mimás e Jardim Pinheirinho.

Uma série de fatores conjuntos explicam a redução desses crimes. De acordo com o atual governo municipal que cumpre seu segundo mandato, iniciado em 2001, as políticas públicas de inclusão social e combate à pobreza, melhoria e ampliação de praças e quadras poliesportivas, e a criação da Guarda Civil Municipal (GCM) em 2003 foram fundamentais. A integração entre as polícias Civil, Militar e a GCM de Embu das Artes, além do aumento do quadro de efetivos para 59 guardas (entre homens e mulheres) representaram importantes ações na área de segurança pública.

Outras medidas relevantes para reduzir a violência na cidade foram a implantação da "Lei Seca" em outubro de 2003, obrigando o fechamento de bares às 23h, e a Campanha de Desarmamento lançada pelo governo federal e incentivada em Embu das Artes. Desde o lançamento em 2004 mais de 90 armas foram entregues no município. As constantes operações policiais preventivas realizadas com o apoio da GCM, a implantação do 36º Batalhão da Polícia Militar no Jardim Santa Emília e, no início deste ano, da Companhia da PM para a região do Jardim Santo Eduardo e Dom José, próximos à divisa com a cidade de São Paulo também contribuíram para o bom resultado que pode ser comemorado por Embu.

Cidade considerada a mais violenta do Estado de São Paulo entre 2000 e 2001, a Estância Turística de Embu vem há quatro anos reduzindo os altos índices de violência. Dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública indicam que o número de homicídios caiu de 197 em 2001 para 162 no ano seguinte, 122 em 2003 e baixou para 87 casos em 2004.

Tags: