III Conferência Municipal dos Direitos do Idoso avalia os avanços municipais

O frio não impediu que aproximadamente 300 idosos levantassem cedo e comparecessem no auditório da Câmara Municipal de Embu, no dia 30/4, para discutirem e analisarem os direitos, avanços e desafios da política pública municipal para a terceira idade.

O tema da 3º Conferência Municipal dos direitos do idoso foi a “Política Municipal de Proteção e defesa da Pessoa Idosa – Avanços e Desafios.

Alguns dos avanços avaliados foram criados pela Prefeitura especificamente para atender a população idosa do município, por exemplo os  18 núcleos de atendimento do Centro de Referência do Idoso(CRI) que somam aproximadamente 1500 participantes e promovem atividades socioeducativas, esportivas, culturais, artesanais e formação cidadã. Um outro exemplo elogiado foi a Cardeneta de Saúde as Pessoa Idosa, desenvolvida pela Secretaria de Saúde, na qual, consta informações relevantes sobre a saúde do idoso, possibilitando um melhor acompanhamento por parte dos profissionais de saúde.

O prefeito Prefeito mencionou em sua fala que, “a direção do governo desde 2001 foi cuidar da cidade como um todo, adotando medidas para promoção de segurança, saúde, lazer, esporte e limpeza. Devido a este trabalho Embu deixou de ser a cidade mais violenta e com maior taxa de mortalidade infantil, beneficiando a população de modo geral.” Ele concluiu pedindo aos participantes: “Façam com que cresçamos mais ainda, pois, com a sabedoria que possuem, sairá deste evento muitas ações positivas para nossa cidade”.

O atento público levantou 50 desafios divididos entre habitação, saúde, jurídico, educação, esporte e lazer, cultura, trânsito, turismo e inclusão social que serão levados ao Conselho Regional dos Direitos do Idoso através do delegado eleito na Conferência.

Foi eleito como delegado representante da sociedade civil Roberto José dos Santos, presidente da União dos Aposentados e Pensionistas de Embu (UNAP) e seu suplente, Ivo Sakis (participante do grupo da terceira idade de Itatuba).

Estiveram presentes o prefeito Prefeito, a secretária adjunta de Cidadania e Assistência Social Nelman do Amaral, a presidente do Fundo Social de Solidariedade Ivone Bárbara, a vereadora Maria das Graças a diretora do CRI Maria Aparecida Gianini e a presidente do Conselho Regional dos Direitos dos Idosos Ana Maria de Souza Santos.

Tags: