Inclusão e pertencimento: idosos visitam Itaú Cultural

Alex Natalino
02/06/2023 - 16:19
Inclusão e pertencimento: idosos visitam Itaú Cultural

A Constituição brasileira assegura direitos aos idosos, definindo que família, sociedade e Estado têm o dever de amparar as pessoas dessa faixa etária, assegurando-lhes a participação na comunidade, defendendo sua dignidade, promovendo seu bem-estar e garantindo o direito à vida.

Nesse sentido, a Prefeitura de Embu das Artes realizou no dia 26/05 um passeio de idosos ao Itaú Cultural, organizado pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jd. Nossa Senhora de Fátima – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – e com o apoio do Banco de Alimentos do município.

Tal experiência proporcionou aos idosos desfrutarem de um espaço cultural que disponibiliza um rico conhecimento aos visitantes por meio de exposições belas e bem elaboradas – como a que retrata as peculiaridades da história do Brasil – e exercitarem a convivência e a socialização com a prática de diversos jogos disponibilizados pela instituição. As atividades são valorosas aos participantes no sentido de estimular neles o senso de pertencimento ao território paulista, que é um direito fundamental inerente à pessoa humana.

A ação integra o “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)” oferecido pelas unidades do Cras do município de Embu das Artes, cujo objetivo é prevenir situações de risco, fortalecer os vínculos (familiares, comunitários, afetivos, relacionais e de pertencimento) e desenvolver as potencialidades, o protagonismo e a autonomia dos indivíduos.