Indústria e Comércio inaugura sede própria para atender empreendedores da cidade

12/02/2019 - 11:40

Dia 26/1, a Prefeitura de Embu das Artes entregou à população da cidade a sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços e do Espaço Empreendedor. Durante a entrega, Lourival Costa, tomou posse como novo secretário da pasta.

Estiveram presentes à solenidade o prefeito de Embu das Artes, Ney Santos, os secretários Ely Santos (Gestão de Pessoas), Jones Donizete (Trabalho e Emprego), Renato Oliveira (Tecnologia e Comunicação), o ex-secretário da pasta, Alcionei Miranda, Celso Vasconcelos (Serviços Urbanos), o chefe de Gabinete, Marcos Roberto, o deputado federal Cezinha Madureira. Também compareceram os vereadores Hugo Prado, Gideon, Carlinhos do Embu, e Bobilel.

O prédio, construído com recursos dos empresários da região, é equipado com salas de reunião, recepção, auditório e toda a infraestrutura necessária para bem atender os empreendedores de Embu das Artes.

Criada em 2017, a secretaria é pioneira na gestão pública da cidade, e em 2 anos já atendeu aproximadamente 10 mil atendimentos (através do Sebrae), realizou 39 oficinas e palestras com mais de 200 horas de treinamento para capacitação empresarial; através do Banco do Povo, firmou mais de 360 empréstimos totalizando mais de R$ 2,6 milhões, auxiliando os micro empresários da cidade a crescer. Além disso, inovou levando o empreendedorismo a mais de 13 mil alunos da rede pública municipal.

A pasta é responsável por planejar, coordenar, controlar e executar programas e atividades relacionadas com o fomento da indústria, comércio, serviços, articulando-as com as políticas regionais, estaduais e federais para cada um dos setores. Além disso, promove intercâmbios e convênios entre entidades, elabora projetos em diversas áreas e promove o desenvolvimento das potencialidades locais. Essas atribuições e muitas outras estão previstas na Lei complementar nº 320/2017.