Inédito: Secretaria de Gestão Tecnológica e Comunicação é certificada ISO 9001

11/07/2018 - 10:39
Inédito: Secretaria de Gestão Tecnológica e Comunicação é certificada ISO 9001

A Prefeitura Municipal de Embu das Artes por meio da Secretaria de Gestão Tecnológica e Comunicação deu um passo importante para a eficiência na administração pública. Por longos 7 meses, os 13 departamentos que compõe a Secretaria foram mapeados, treinados e auditados para estarem aptos a receberem a certificação ISO 9001.

Esse grande projeto teve início em janeiro de 2018 e foi acompanhado por meio de um rigoroso cronograma foi estabelecido para garantir eficácia no planejamento estabelecido. Idealizado pelo Secretário de Gestão Tecnológica e Comunicação, na época Jones Donizette que vislumbrou a melhoria na prestação de serviços da secretaria nos departamentos que atendem o munícipe, como por exemplo, Ouvidoria, Disque Serviços e Telefonia. Dessa forma, os departamentos da Secretaria que atendem a população ganham mais controle, capacidade de atendimento e velocidade no cumprimento das demandas. Destacou ainda, a visão empreendedora que o Prefeito Ney Santos trouxe para a máquina pública e que esse projeto dessa magnitude é um exemplo a ser seguido, pois beneficia diretamente o reconhecimento do servidor público no contexto em que está inserido e isso motiva a melhor prestação de serviços. Hoje em dia, não tem mais como fazer administração pública sem controles em tempo real, e a ferramenta de qualidade ISO 9001 permite monitorar o status de todos os trabalhos da Secretaria.

A Alta Direção responsável pela implantação frisou que o projeto foi dividido em três etapas: Primeiro, as equipes foram treinadas para entender os conceitos do sistema de gestão de qualidade, passo indispensável para conscientizar os servidores da importância da qualidade no cotidiano do trabalho. No segundo momento, foi gerado os registros documentais como por exemplo, os fluxos de trabalho e os indicadores de desempenho para medir a produtividade das equipes. Por fim, iniciou-se a última etapa de auditorias, em forma de testes e ensaios para garantir que o sistema de gestão da qualidade estivesse maduro.

Um projeto dessa envergadura nos mesmos moldes dos realizados na Secretaria de Gestão Tecnológica e Comunicação leva em torno de um ano e meio para primeira certificação na iniciativa privada, e a equipe da Secretaria mostrou engajamento e compreensão da importância do selo ISO 9001. Acompanhado por uma consultoria especializada a empresa certificadora auditou em 3 dias todos os processos da Secretaria em meados de julho, e após conclusão oficial do relatório de auditoria externa a empresa de creditagem vinculada ao INMETRO, emitiu a tão sonhada recomendação para o certificado oficial, sem nenhuma não conformidade, inédito entre Prefeituras da Região.

Receberam simbolicamente, a carta de recomendação e o Troféu ISO 9001 da consultoria especializada, passando a vigorar a partir da presente data, o atual Secretário de Gestão Tecnológica e Comunicação Deive Reis, e o Secretário Adjunto da pasta Fagner Gouveia.

Outras secretarias do governo mostraram interesse em certificar seus processos para melhorar o atendimento a população. Ter um selo de gestão da qualidade traz, além da padronização dos serviços e melhoria nos processos, confiabilidade maior da população com os serviços públicos.

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) foi o primeiro órgão público a obter a certificação ISO 9001, em 1996, concedida pela British Standards Institution (BSI). A cidade de Gramado no Rio Grande do Sul foi a primeira Prefeitura do Brasil a conquistar a certificação, em 2008.

De forma inédita, na região metropolitana sudoeste paulista, e no CONISUD, a Secretaria de Gestão Tecnológica e Comunicação foi a pioneira na obtenção do selo de qualidade.