Estão abertas as inscrições para o Curso de Educação Ambiental sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) Embu Verde, que é financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídrico (FEHIDRO), em parceria com a Sociedade Ecológica Amigos de Embu (SEAE). As vagas são limitadas para 120 pessoas, que serão divididas em duas turmas de 60 cada. O interessado pode optar por dois locais para fazer o curso: Escola Estadual Hugo Carotini – Estrada Keichi Matsumoto, 2.025, Jardim Tomé – ou na Escola Municipal Mikio Umeda – Estrada Velha de Cotia, 73, Itatuba. As aulas serão aos sábados, das 8h30 às 12h30.
O curso será ministrado por educadores e pesquisadores da área ambiental e tem o intuito de que a população do município conheça melhor a APA de Embu das Artes, que possui mais de 60% de área de mananciais. O curso traz informações importantes para a valorização e gestão participativa do patrimônio natural da cidade e faz parte do Projeto Diagnóstico Socioambiental da APA Embu Verde. Além disso, haverão oficinas, caminhadas e mapeamento socioambiental participativo. Ao final, os alunos receberão certificado (28 horas), emitido em parceria com o Instituto de Geociências (IGC) e o Programa de Ciência Ambiental (PROCAM), da Universidade de São Paulo (USP).
O curso é gratuito e iniciará em fevereiro 2011. Informações com a SEAE no telefone 4781-6837 ou com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Embu das Artes no telefone 4785-3524.
Módulo 1 – 4h de atividade – das 8h30 às 12h30
Área de Proteção Ambiental Embu Verde: Dialogando com as Águas e os territórios
Módulo 2 – 8h de atividade
Saída de Campo: Caminhada Diagnóstica – Reconhecer a APA Embu Verde
Módulo 3 – 4h de atividade
Diagnóstico do Meio Físico e Áreas de Risco
Módulo 4 – 4h de atividade
Elaboração do Mapa Socioambiental Participativo
4h de atividade
4h de atividade