IPTU pago antes do vencimento tem descontos entre 5% e 10%

Desde a segunda quinzena de dezembro, a Prefeitura da Estância Turística de Embu está distribuindo os 45 mil carnês do Imposto Territorial Urbano (IPTU) de 2007. Os valores foram reajustados em 3,70%, de acordo com o IPCA "Índice de Preços ao Consumidor Ampliado", de outubro a outubro, conforme os anos anteriores da atual administração.

Os carnês permitem duas modalidades de pagamentos: a parcela única, pagável de 10 a 30 de janeiro, ou em até 12 vezes, também a partir do dia 10/01. O pagamento da parcela única efetuado antes do dia de vencimento receberá 10% de desconto. No caso de parcelamento, os pagamentos realizados antes do dia do vencimento terão 5% de desconto. Os proprietários de casas com até 61 metros quadrados de área construída em terreno abaixo de 200 metros quadrados estão isentos do pagamento de IPTU.

A partir da semana que vem, os carnês não-pagos serão encaminhados para o setor de Dívida Ativa da Prefeitura que poderá executar a cobrança via judicialmente. Segundo o secretário de Finanças, Fernando Amâncio de Camargo, felizmente a taxa de inadimplência do IPTU vem diminuindo, passando de 70% em 2201, início da atual gestão, para 55% em 2006.

As duas praças de atendimento da Prefeitura – centro e Santa Tereza – receberão pagamento das dívidas ativas até o dia 5 de janeiro (IPTU, ISS, Contribuição de Melhoria e taxas em geral), das 8 às 17h. Os pagamentos também poderão ser feitos nas Casas Lotéricas. Os débitos até R$ 5.000 podem ser divididos em até 40 vezes e, acima deste valor, a dívida pode ser paga em até 60 parcelas.

Praças de Atendimento
R. Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 – Centro