Jingle nos caminhões estimula moradores à coleta seletiva de lixo

29/06/2016 - 0:00
Jingle nos caminhões estimula moradores à coleta seletiva de lixo

Os caminhões de coleta seletiva da Prefeitura estão desde o dia 20 de junho circulando pelas ruas de Embu das Artes com alto-falantes que tocam o jingle de campanha para despertar a atenção dos moradores e identificar a chegada dos veículos que recolhem resíduos sólidos separados do lixo, como plástico, vidro, madeira, papelão e ferro, que serão triados no galpão da Cooperativa de Reciclagem de Matéria Prima de Embu (Coopermape), no Jd. Santo Antônio, e vendidos para indústrias de reciclagem. Clique aqui para ver os dias e bairros atendidos.

O coordenador da coleta seletiva da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Amadeu Pereira de Souza, e a presidente da Coopermape, Alessandra Lima, afirmaram que o jingle se torna mais uma ferramenta de conscientização ambiental entre a população e que a tendência é a coleta seletiva se tornar um hábito cada vez mais comum entre os munícipes.

Damião Medina, coletor de um dos caminhões, está surpreso com a reação da população: “Em apenas dois dias, no Jd. Pinheirinho, as pessoas já começaram a nos procurar espontaneamente e a quantidade de materiais recicláveis recolhidos aumentou”.

Outra ação importante é a disponibilidade de 100 tambores de coleta seletiva, distribuídos pelas escolas do município e associações de bairro, que deverão receber mais produtos recicláveis e contribuir para a educação de crianças e jovens estudantes. As igrejas também podem colocar esses tambores em seus estabelecimentos, basta solicitar pelo telefone 4704-5948.

Já  no Parque Francisco Rizzo, quem levar o lixo reciclável doméstico pode trocá-lo, a cada 3kg, por uma muda de planta, que é cultivada no Viveiro Municipal.

E para quem precisa descartar produtos eletroeletrônicos inutilizados, como aparelhos de tv, rádio, DVD, componentes de informática, computadores, fornos, geladeiras, pilhas, baterias etc., e não sabe como fazê-lo, pode entregar esses objetos no “Galpão de Reciclagem de Produtos Eletroeletrônicos”, inaugurado em 2014, na rua Oliveira, 442, Jd. Santo Eduardo, onde serão separados e desmontados para reaproveitamento de algumas peças para reciclagem.

Em 2016, já foram coletadas 174 toneladas (t) de materiais recicláveis por mês, uma evolução se comparado a 2013, que teve 90t/mês. Os eletroeletrônicos já somam 100t nesse semestre contra 79t em 2015.

Ouça o jingle:

Veja a letra da música:

Lá vem o caminhão
Vai passar o caminhão da coleta seletiva
Coleta seletiva é a atitude certa
É disso que seu bairro, Embu das Artes precisa
Sua colaboração
É a atitude certa pra coleta seletiva

Por isso é preciso comentar
Para o seu bairro, Embu das Artes mudar
Separe tudo o que é para reciclar
É o caminhão da coleta seletiva