Jogos Cooperativos de Embu reúnem participantes de 7 cidades

O Centro de Referência do Idoso de Embu (CRI) realiza a partir desta quinta-feira (26) os 3º Jogos Cooperativos. Este ano, participam do evento 400 atletas da melhor idade dos municípios de Mairiporã, Taboão da Serra, Caieiras, Embu-Guaçu, Francisco Morato, São Lourenço da Serra e Embu. Entre as modalidades disputadas estão voleibol, basquete, coreografia , bocha, truco e dominó, além de oficinas culturais. A cerimônia de abertura acontece dia 26, às 9h, no Ginásio Municipal de Esportes (alameda Fernando Batista Medina, 120 – Centro). As atividades prosseguem nos dias 27 e 28, com programação a partir das 8h30, em pontos diferenciados da cidade: Escola Municipal Paulo Freire, Parque do Lago Francisco Rizzo, Centro Cultural Embu das Artes e Associação Atlética Embuense.

Voltado para a valorização da 3ª idade, o Centro de Referência do Idoso (CRI), criado em 2001 pela Prefeitura da Estância Turística de Embu, desenvolve atividades socioeducativas, esportivas, culturais e artesanais que estimulam o resgate da auto-estima e possibilitam a inclusão social através da dança e da prática esportiva. O resultado desse empenho é a participação ativa de 1.500 idosos cadastrados em 18 centros de convivência existentes no município. As atividades do CRI estão divididas em seis áreas: Jogos Cooperativos, Saúde, Educação, Cultura e Lazer, Artesanato e Formação Cidadã.

De acordo com o CRI, suas principais metas são: minimizar as dificuldades enfrentadas pela pessoa idosa, tratando dos aspectos que envolvem a velhice; despertar nela a crença de que, como cidadão ou cidadã é ser humano, continua sendo uma pessoa criativa e produtiva, desde que reconheça as suas limitações, aprendendo a conviver com elas e garantindo sua autonomia e independência; possibilitar um espaço de convivência, retirando-a do isolamento; e estabelecer uma integração familiar, fortalecendo os vínculos familiares a fim de prevenir o isolamento por idade ou doença.

Tags: