Jornada de Estudo é um sucesso! Educadores participarão de formação na USP

15/02/2017 - 0:00
Jornada de Estudo é um sucesso! Educadores participarão de formação na USP

Visando dar mais um passo no cumprimento das metas 15 e 16 do Plano Municipal de Educação (PME), que diz respeito à formação em serviço, a Secretaria de Educação de Embu das Artes promoveu no Parque Rizzo e no Centro Cultural Mestre Assis a 1ª Jornada de Estudo e Planejamento Pedagógico (JEPP). Foram cinco dias de palestras, com 14 horas diárias de atividades, incluindo debates, reflexões, intervenções culturais e planejamento, da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA), objetivando o fortalecimento do Projeto Político Pedagógico (PPP) e sua interface com a comunidade escolar.

O secretário de Educação, Paulo Vicente dos Reis, iniciou as Formações Continuadas de 2017 aos gestores e professores da rede direta e conveniada, promovendo a Primeira Jornada de Estudo e Planejamento Pedagógico, objetivando a consolidação de um Currículo Vivo, pautado na singularidade dos territórios.  As palestras foram pensadas de maneira a contemplar as modalidades de ensino, com temas significativos e peculiares a cada uma. Primando por uma gestão democrática e participativa, a JEPP destaca a importância do Projeto Político Pedagógico explicitando a identidade escolar, como um norteador para o desenvolvimento, indicando caminhos para educação de qualidade.

Atendendo a orientação do prefeito Ney Santos – “Fazer mais com menos”,- os educadores poderão usufruir da parceria entre a Secretaria de Educação e o Grupo de Oralidade, Letramento e Escrita (GOLE), da Universidade de São Paulo (USP), no encontro que será realizado com seus pesquisadores dias 16, 17 e 18 de fevereiro na USP. Serão mais duas noites e uma manhã de sábado de formação continuada para mais de 80 professores da rede municipal, que ampliarão os repertórios didáticos no que diz respeito ao processo de alfabetização e letramento, temas que subsidiarão os professores da rede municipal nas metodologias e estratégias de ensino.
O GOLE tem como idealizador e orientador o professor livre docente Claudemir Belintane, que tem como perspectiva ampliar as formações voltadas para os professores da rede pública, vindo ao encontro com a proposta do secretário de Educação, Paulo Vicente, em qualificar os professores alfabetizadores da rede municipal.