Kit escolar estimula permanência na escola

28/02/2007 - 0:00
Kit escolar estimula permanência na escola

Até o dia 3 de março, o prefeito Prefeito e a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Rosimary Matos, finalizam a entrega de mais de 14 mil kits escolares, totalizando mais de 60 mil entregues desde 2002 a alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino. Sempre com a presença dos pais ou responsáveis a distribuição do material escolar, incluindo mochilas, tem sido feita desde 2002 de forma transparente, para todas as crianças regularmente matriculadas, como forma de incentivar os pais a manterem seus filhos na escola e a estimular a própria criança a permanecer na sala de aula.

O kit é formado por mais de 15 itens entre pasta, cadernos de brochura com capa dura, giz de cera, massa de modelar, conjunto de canetinhas, caderno de desenho, canetas, régua, borracha, apontador, cola, tesoura, estojo, caixa de lápis de cor e régua. O mapa da cidade de Embu, o mapa do Brasil e os livros serão entregues posteriormente. Além do kit individual, cada escola recebe o material de uso coletivo, inclusive, a Educação Infantil e a Educação de Jovens e Adultos.

A pedido do prefeito, todos os cadernos possuem o Hino Nacional no verso. E os pais que cantarem o hino durante a entrega dos materiais receberão um kit educativo, composto por livros, revistas e camisetas. Na E.M. Iodoque Rosa, no dia 26/2, Débora Aranega Silva, mãe de dois alunos da Iodoque -Felipe e Stéfani na primeira e segunda séries, respectivamente -, cantou à capela o Hino Nacional brasileiro e foi muito aplaudida por pais e alunos que lotaram a quadra de esportes. As crianças que usarem e conservarem seus materiais também serão premiadas. Em 2006, o prêmio foi uma viagem ao Aquário de Santos. A premiação deste ano ainda está sendo definida.

Todo o investimento é feito pela Prefeitura de Embu com recursos do Fundef (Fundo para a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério ) visando melhorar, ainda mais, as condições de ensino às milhares de crianças matriculadas. “Não podemos esperar que o Brasil se transforme sozinho, precisamos participar e incentivar nossos crianças a estudar porque somente com a educação poderemos mudar nosso país, melhorando a vida da população com mais emprego, comida e cultura para todos”, destacou Prefeito, a uma platéia atenta. O prefeito lembrou prêmios recentes recebidos por alunos de Embu e disse que “não é só o dinheiro que determina a nossa capacidade de evoluir”.

O prefeito também apresentou aos pais o programa EmbuCriança, que já foi enviado à Câmara Municipal para aprovação e deve atender crianças de zero a três anos, que não estejam matriculadas em creches: 700 crianças em 2007 e 5 mil no ano que vem, das famílias mais necessitadas do município. “Tem muita gente a favor mas tem gente contra a projeto, distorcendo informações maldosamente. Por isso, estou explicando para vocês como será o programa, com transparência, para que vocês possam decidir se querem ou não”, frisou, recebendo apoio da maioria dos pais e mães presentes. Prefeito reclamou que “tem gente dizendo que vou fechar as creches existentes – isso não é verdade – e, na sessão da Câmara da última quinta-feira, até dono de escola particular foi chamado para falar contra o projeto”. Ele lembrou, ainda, que a demanda por creches é grande em todo o país e em várias partes do mundo, inclusive que a América Latina não conseguiu construir a quantidade de creches suficientes para todas as suas crianças.

A solenidade contou com as presenças do vereador José Raymundo e do diretor da escola Robson de Oliveira Inácio, que destacou a importância do evento. “Por ser de família pobre, durante a minha infância, muitas vezes senti vergonha por não ter todos os materiais escolares e desejei abandonar a escola. Mas minha mãe, uma guerreira, sempre me incentivou a estudar e a buscar ser alguém na vida, e é com muito prazer que hoje estou aqui entregando esses kits escolares”, finalizou.