Lei de Incentivo Fiscal ajudará na contratação de jovens no município

18/07/2011 - 0:00
Lei de Incentivo Fiscal ajudará na contratação de jovens no município

Dia 14/7, na Câmara Municipal de Embu das Artes, ocorreu um seminário para a apresentação do Projeto de Lei nº 36/2010, que autoriza o Poder Executivo a conceder incentivo fiscal a empresas que adotem programas que estimulem a contratação de estudantes com idade entre 16 e 18 anos e jovens com idades de 18 a 29 anos, residentes em Embu. A vereadora Ná, criadora do projeto, falou da importância dele tanto para o jovem que procura seu primeiro emprego quanto para os empresários que contratam esses adolescentes.

Segundo dados do Guia de Emprego do Governo Federal, no primeiro semestre de 2011, 34% dos jovens procuram emprego por aproximadamente seis meses; 25% até 1 ano e 22% mais de 2 anos. Dos empregados, 27% ganham de 1 a 2 salários mínimos; 26% 1 salário; 24% de 2 a 3 salários e 19% mais de 3 salários. Deles, 37% não têm carteira assinada; 15% trabalham com carteira assinada; 5% têm ocupação regular e 2% são funcionários públicos.

Na cidade de Embu das Artes, existem três ferramentas que ajudam os jovens na procura do primeiro emprego, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), a Incubadora de Cooperativas e o Banco do Povo.

A prefeitura divulgou dados de um ano na procura de emprego: 16.892 jovens procuram empregos no PAT. Foram oferecidas 6.472 vagas e apenas 1.143 carteiras foram assinadas. “Todas as políticas públicas voltadas para a juventude são importantes. A escolaridade também conta muito na hora de achar um emprego”, disse Selma Fernandes, secretária de Assistência Social.

Prefeito, ex-prefeito de Embu das Artes e deputado estadual, participou do seminário e disse: “Implantamos políticas públicas no município em 2001 para todos serem atingidos. Não queremos pensar na minoria, temos que olhar para todos, para a sociedade no geral. Quando um empresário contrata um jovem, ele não cria só oportunidades, ele o tira do mundo da criminalidade”.

Depois de aprovado, o projeto passará por sanção pelo prefeito e depois pela regularização do mesmo. Cerca de 300 pessoas participaram do seminário, entre eles estavam os secretários Edson Bezerra, (Participação Cidadã) e Marcos Rosatti (Controladoria Geral do Município). Hilmann Albrecht, presidente da Associação do Comércio e Indústria de Embu (ACISE) também marcou presença.