Luta contra a Aids une ação e informação no Embu

25/11/2008 - 0:00
Luta contra a Aids une ação e informação no Embu

De 1º de Dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, até 12/12, atividades especiais movimentarão escolas e unidades de saúde de Embu. A campanha deste ano, cujo tema central é voltado aos homens acima de 50 anos, estendeu as ações ao Centro de Referência do Idoso (CRI), que terá atividades orientadas por profissionais da Saúde no núcleo central  – alameda Fernando Batista Medina, 120 – dia 1º.

Com a dinâmica “Árvore do Prazer”, educadores nas 41 escolas estaduais da cidade mostrarão aos jovens a vulnerabilidade deste público frente às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), especialmente a Aids. Já nas escolas Jardim da Luz, Maria Auxiliadora e Carlos Koch, além da dinâmica os educadores trabalharão com um kit contendo, entre outros itens, um vídeo produzido pela MTV Brasil que trata do assunto. Jovens e adultos participantes das atividades que espontaneamente desejarem fazer o teste HIV serão orientados a procurar os profissionais nas unidades do Jardim Dom José e Centro, destacadas no período da campanha. Nas demais unidades de saúde, a coleta do exame é feita em dias específicos.

Para envolver toda a rede de saúde municipal na campanha, representantes de cada unidade passaram pela dinâmica para serem multiplicadores da ação. O trabalho será feito com os grupos do Hiperdia, programa de monitoramento, controle e avaliação de hipertensão e diabetes que acontece em todas as unidades de saúde de Embu. São cadastrados no programa atualmente 13.208 hipertensos (8.865 mulheres e 4.343 homens).

Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam que houve 11.100 mortes por Aids no Brasil só em 2005 e a incidência da doença naquele ano atingiu 34.760 indivíduos adultos (acima de 13 anos), sendo 20.714 pessoas do sexo masculino e 14.046 do feminino. O Boletim Epidemiológico de HIV/Aids do MS publicado em 1º de dezembro de 2007 revelou que entre 1991 e 1996 foram notificados 3.077 novos casos de Aids em pessoas com mais de 50 anos (homens e mulheres). Já no período de 2001 a 2006, o número saltou para 5.083 casos, um aumento de 65%.

Com as ações, o objetivo da Prefeitura de Embu através da Secretaria de Saúde é chamar a atenção das pessoas para os cuidados que podem evitar o contágio pelas DSTs/Aids, aprofundar a orientação e promover a reflexão sobre temas de interesse como a sexualidade.

Tags: