Mais de 2.500 pessoas têm acesso gratuito a oficinas culturais

08/06/2015 - 0:00
Mais de 2.500 pessoas têm acesso gratuito a oficinas culturais

Os Núcleos de Cultura são equipamentos públicos ou entidades associadas, onde a Secretaria de Cultura promove, gratuitamente, o acesso a oficinas de música, dança, teatro, artes plástica, entre outras, para pessoas de diversas faixas etárias.

A cidade tem hoje 15 Núcleos de Cultura, são eles: Centro Cultural Mestre Assis do Embu, Centro Cultural Valdelice Prass, Centro Cultural Santo Eduardo, Memorial Sakai, Associação Internacional de Interesse à Humanidade (AIIH), Associação de Moradores do Jardim Santa Clara, Instituto Embu de Sustentabilidade, Associação de Moradores do Jardim Júlia, Associação de Moradores do Jardim Santa Luzia, Associação de Moradores do Jardim Silvia, Associação de Moradoresdo Jardim dos Moraes, Sociedade Beneficente Irmãos Samaritanos, Associação de Moradores Jardim Valo Verde, Igreja Adventista do Jardim Santo Eduardo e Associação de Moradores Jardim Mimás.

Entre os usuários está Joaquim Lojor (63), que frequenta a aula de viola caipira, no Centro Cultural Valdelice Prass: “Pra mim a viola está no sangue, eu sempre tive uma vontade imensa de aprender, mas na minha época não havia oportunidade, era tudo mais difícil. Comecei a tocar em 2006, no Centro Cultural Mestre Assis e, hoje isso aqui é uma terapia para mim, não troco por nada”.

Opinião compartilhada pelo novo colega de Sala, Aparecido Francisco Miranda (60):  “Viola é cultura e o gosto por ela é algo de raiz, vem de dentro da gente. Cresci vendo meu avó tocar, há um ano ganhei a viola da minha esposa e há dois meses comecei a frequentar as aulas. Ainda estou engatinhando, mas estou adorando isso, o professor realmente dá uma atenção especial para a gente”.