Mais de 300 jovens fazem Juramento à Bandeira

09/08/2016 - 0:00
Mais de 300 jovens fazem Juramento à Bandeira

A solenidade de “Juramento à Bandeira” para os rapazes com que completaram 18 anos aconteceu hoje, 9/8, no Centro Cultural Valdelice. O ato, que libera os jovens do serviço militar obrigatório, reuniu mais de 300 jovens que juraram perante o estandarte nacional lealdade e compromisso com a Pátria. O 2º Tenente Elizário Rodrigues de Oliveira, da 3ª Delegacia de Serviço Militar da 4ª CSM, que fica em Osasco e jurisdiciona o município, guiou os trabalhos. A banda da Polícia do Exército fez uma apresentação no início da cerimônia.

“De alguma forma vocês estarão servindo ao nosso País, sem a necessidade de usar farda, mas com a mesma exigência  de ser digno e honrar com seus compromissos”, disse o 2º Tenente Elizário. Prestando uma justa homenagem, o 2º Tenente entregou ao comandante da Guarda Civil Municipal, Dirceu Alves, certificado de “Amigo das Juntas do Serviço Militar”, pelos excelentes serviços prestados.

O comandante agradeceu e se disse lisonjeado com a homenagem. Durante o evento, ele representou o prefeito Prefeito, que também é o presidente da Junta Militar de Embu das Artes: “Este é o melhor momento da vida de vocês, portanto, aproveitem, estudem, se desenvolvam, abracem as oportunidades que lhes aparecem”, falou. Os jovens receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) no final do evento.

Compareceram as autoridades: o vereador Jefferson do Caminhão; o delegado Pedro Buk (Delegacia Central de Embu das Artes); o capitão da 1ª Cia do 36º Batalhão, Celso Marrone; o chefe de Gabinete Francisco Iderval Teixeira Júnior;  Francisco das Chagas (secretário da Delegacia do Serviço Militar) e a secretária da Junta de Serviço Militar de Embu das Artes, Rosmari Vedovatto.

O alistamento

Quem se alista em Embu das Artes fica automaticamente dispensado do serviço militar obrigatório, por força de lei, pois o município não possui unidade das Forças Armadas. Por isso, todos os alistados são considerados “excesso de contingente”, ficando à disposição da nação até 45 anos de idade.

O Exército é uma das três Forças Armadas do Brasil, ao lado da Marinha e da Força Aérea, e tem como missão preservar e garantir a defesa da pátria, zelar pelo cumprimento pleno da Constituição e pela manutenção da lei e da ordem. Em tempos de paz, uma das principais funções do Exército é defender as fronteiras brasileiras, garantindo a soberania nacional, além de coordenar ações de apoio à fiscalização ambiental, missões de paz, assistência social e de saúde em comunidades isoladas, entre outras iniciativas.