Mais de 40 artistas abrem Expo Contemporâneos

09/05/2016 - 0:00
Mais de 40 artistas abrem Expo Contemporâneos

A Expo Contemporâneos foi aberta no sábado (7/5) no Centro Cultural Mestre Assis do Embu, onde obras de 44 artistas ficarão expostas ao público até o dia 6 de junho, com uma grande diversidade de pinturas, esculturas, instalações, grafite, terracota, entre outras. A curadoria é de Paulo Dud e Renato Gonda e os artistas expositores são moradores da cidade, vindos de ateliês, da feira e da rua (grafiteiros), mas há também alguns convidados de outros locais. Clique aqui para ver o nome de todos os artistas

Wanderley Ciuffi foi o homenageado da mostra. Artista com 52 anos de história em Embu das Artes, participou de todos os movimentos artísticos da cidade. Sob influência do expressionismo alemão, sua pintura é trabalhada em traços fortes e cores sombrias, com predomínio do marrom. Sua obra tem uma densidade plástica e humana que revela uma afirmação técnica e uma mensagem poética instigante. Ouça sua declaração:

O secretário municipal de Cultura, Alan Leão, exaltou o protagonismo dos artistas na elaboração conceitual da exposição: “É com muita satisfação que abrimos esse evento, uma parceria entre Associação EMBUsca das ARTES e Prefeitura de Embu das Artes, na qual todos tiveram vozes e participação”.

O curador Paulo Dud disse que a ideia surgiu quando pensou na criação da exposição como um tributo ao Dia do Artista Plástico (8 de maio). “Há muita procura pelo público para ver as obras, despertando a atenção de visitantes de fora”, contou.

Renato Gonda defendeu a realização de mais eventos como esse no município: “Existem muitos artistas na cidade, por isso a importância de reuni-los na mesma exposição, mestres e alunos, de vários perfis e com idades distintas, buscando diálogo entre as gerações para perpetuar a cidade como arte”.

Falando de arte

Ouça os depoimentos de alguns artistas expositores, que comentaram sobre a produção das suas obras, técnicas, linguagens, escolas etc.

Acácio Pereira, de Campinas, apresentou o Celestial Orgânico: fotografia, arte digital e camadas de tinta:

Os artistas Chiu yi Chih e Irael Luziano falaram de sua obra produzida em conjunto com objetos coletados em rios e resquícios da cidade e da natureza:

João Bosco (Hortolândia), explicou seu trabalho de assemblagem sobre tela:

Mirs Mostrengo, performance, faz assemblagem com cunho social e político:

Camilla Nascimento utiliza restos vegetais, terra e diversos minerais para criar suas obras, experimentando a textura e as cores da natureza:

Serviço:
Expo Contemporâneos
Aberta até 6 de junho, todos os dias, das 9h às 17h
Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29, Centro, Embu das Artes)