Mangá, animekê e comida típica no festival japonês

27/06/2014 - 0:00
Mangá, animekê e comida típica no festival japonês

O Festival de Cultura Japonesa continua neste fim de semana com atraente programação. O Projeto Nezassu, do Ponto de Cultura Jump, coordenará as oficinas de  mangá, animekê e origami, do Animaembu, gratuitas e abertas às pessoas com idade mínima de 15 anos. A Oficina de Gastronomia ensinará a fazer as delícias da cozinha japonesa àqueles que se inscreverem com antecedência, já que exige material específico para a sua realização.

As atrações realizadas até aqui, desde a abertura do Festival, em 13/6, contaram com a presença do presidente da Associação Cultural e Assistencial Shiga Kenfir do Brasil, Yasuo Yamada, da vereadora Rosana do Arthur, do presidente da Associação Embu-Hino, Paulo Nobuo Sugawara, dos secretários Alan Ricardo Martins (Cultura), José Roberto Jorge (Gestão Financeira) e Paulo Giannini (Governo), representando o prefeito Prefeito, no Culto Ecumênico, entre outros.

“Acho um dever apoiar essa tradição, demonstração cultural da colônia japonesa, que neste ato ensina a maneira de ver a morte de forma diferente. Não é para cair no esquecimento, mas valorizar tudo o que a pessoa fez. É uma continuidade, forma de confraternizar e não esquecer a história. Na vida, tudo é fruto de um passado”, declarou Giannini. Segundo o padre Pierre, que conduziu o 56º culto ecumênico, em japonês, pelo descanso eterno dos antepassados (Ireisai), a Igreja fica feliz com a miscigenação e comunhão dos povos. Nesse caso, a comunhão entre brasileiros e japoneses.

Até 9 de julho, ficam abertas à visitação as exposições Nikkei Arte e Craft, com curadoria de Paulo Dud; Obras do Patrimônio e Maquetes do Japão. Na cerimônia de abertura foram lembrados os 106 anos da imigração japonesa no Brasil e o centenário de nascimento do terracotista Tadakyio Sakai, que contribuiu para o desenvolvimento da arte na cidade. Eduardo Kenji Takebayashi, 62 anos, artista plástico, foi o homenageado deste ano por sua contribuição à cultura. Ele é expositor da Feira de Embu das Artes desde 1976.

CENTRO CULTURAL MESTRE ASSIS (Largo 21 de Abril, 29)

Até 9 de julho

Nikkei de Arte e Craft
Obras do Patrimônio do Japão (Fundação Japão)
Maquetes do Japão (Consulado do Japão)

CENTRO CULTURAL SANTO EDUARDO (rua Iva, 100)

29 – DOMINGO

10h às 16h – Oficinas do Ponto de Cultura Jump  (Projeto Nezassu)
10h-12h – Oficina de Gastronomia (1ª Turma) Yakissoba*
13h-15h – Oficina de Gastronomia (2ª Turma) Yakissoba*
12h-16h – Just dance (grupo Crash dance)
12h30 -13h – Apresentação de Taiko (Wadaiko Etno)
13h-16h – Oficina de Mangá
13h-16h – Oficina de Animekê
13h – 16h – Oficina de Origami

*Necessário realizar inscrição antecipada. Os participantes deverão ter idade acima de 15 anos, trazer avental e faca, esta só para quem fará oficinas de Yakissoba.