Marta Suplicy assina repasse de R$ 11 milhões para Embu

04/12/2007 - 0:00
Marta Suplicy assina repasse de R$ 11 milhões para Embu

Secretários municipais, vereadores, empresários, representantes de movimentos populares, artistas e artesãos lotaram o auditório do Centro Cultural Embu das Artes para receber a ministra do Turismo Marta Suplicy nesta segunda-feira, dia 3. Ela e o prefeito Prefeito assinaram contratos para repasse de verbas no valor de R$ 11.184 mil para obras de melhoria na infra-estrutura turística do município.

Serão R$ 10 milhões para implantação de corredor de ônibus na Avenida Rotary, importante elo entre os bairros de Embu e o centro da cidade, por onde circulam 70% da população do município, além de via de ligação de Embu com o Rodoanel, e daí às principais rodovias de São Paulo. Outros contratos destinam R$ 584 mil para sinalização turística e melhoria da infra-estrutura de acesso à cidade e R$ 600 mil para implantação do complexo turístico da Praça da Lagoa, que revitalizará importante atrativo turístico de lazer de Embu, palco de manifestações artísticas e culturais da cidade e região.

“Embu é muito especial. É uma cidade acolhedora, aprazível, pertinho da capital e tranqüila, por isso não tive nenhuma dúvida em aprovar a liberação dessa verba para Embu das Artes. Estamos investindo em melhores condições de acesso à cidade e valorização de seu patrimônio para que o número de turistas possa crescer e para que isso traga mais dinheiro para a cidade, mais empregos e renda”, frisou Marta Suplicy. Segunda a ministra, Embu certamente será o destino de milhares de turistas que visitarão o país durante a Copa de 2014, “e precisa se preparar para isso com melhor infra-estrutura de acesso, formatação de roteiros, restaurantes e produtos de qualidade”, destacou.

O prefeito Prefeito ressaltou a importância dos recursos para o município e lembrou que o presidente Lula destinou este ano outros R$ 83 milhões para obras de saneamento básico, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ele disse à ministra que Embu é um dos destinos turísticos do programa Viaja Mais Melhor Idade, do Ministério do Turismo, lançado este ano.

A solenidade contou com a apresentação do Teatro Popular Solano Trindade, com a dança Lundu Colonial – Namoro no tempo da escravidão, coordenada pela artista plástica e escritora Raquel Trindade. A ministra também foi agraciada por presentes da  escultora Tônia do Embu e do artesão Paulo Jóia.

Acompanharam a assinatura dos contratos os deputados federais João Paulo Cunha, Carlos Zaratini, deputado estadual Marcos Martins, o secretário de Turismo, Walter Rocha; o verador Natinha e os prefeitos de Taboão da Serra e Itapecerica da Serra, Evilásio Farias e Jorge Costa.