Maternidade abre as portas mais moderna e acolhedora

20/12/2016 - 0:00
Maternidade abre as portas mais moderna e acolhedora

“Sei que fechar a maternidade e o PS Infantil para a reforma foi uma medida impopular, tivemos coragem. Não tem como fazer reforma e atender ao mesmo tempo, mas hoje entregamos um equipamento público com qualidade de maternidade particular. Dentro dos 8 anos de mandato, colocamos em prática pelo menos 80% do meu plano de governo. Desejo que o próximo gestor realize ainda mais, pois desejar o contrário seria uma grande mesquinharia e quem sofre é o povo”, afirmou o prefeito Prefeito durante a entrega da Maternidade Alice Campos Machado e do Pronto Socorro Infantil, dia 20/12.

A secretária de Saúde, Sandra Magali Fihlie, explicou que a reforma foi realizada para atender a toda a normativa do Ministério da Saúde: “Todas as solicitações e adequações foram realizadas. Temos agora uma maternidade muito mais moderna, bonita e eficiente, com padrão e qualidade de hospital particular. Não queríamos fechar a maternidade, mas precisamos para que a reforma fosse realizada com segurança , disse a gestora da pasta. Essa foi a primeira reforma desde a inauguração da maternidade em 2004.

Iniciada em junho, as obras de impermeabilização da cobertura, reforma hidráulica e elétrica, pintura geral, adequação e ampliação dos leitos para o atendimento da Rede Cegonha, construção de novos consultórios e ampliação das salas de pré-parto, foram executadas pela equipe da Secretaria de Serviços Urbanos e Limpeza Pública. Agora a maternidade passa a operar com 20 leitos (dois leitos por quarto) cada um com poltrona para o acompanhante. A sala de pré-parto tem agora seis leitos, com divisórias e cadeiras para os acompanhantes. A recepção também ganhou uma brinquedoteca para entreter as crianças.

“Reformamos todo o centro cirúrgico, criamos um espaço de convivência, onde a mãe poderá levar seu bebê para o banho de sol, tudo para melhorar ainda mais o atendimento. Com a reforma, acreditamos que a maternidade, que atendia 170 procedimentos por mês, entre partos, curetagem e outros, deve ter um aumento de 10 a 15% em sua demanda”, falou o coordenador médico da maternidade, dr. Egídio Malagoli. Veja as fotos da maternidade aqui.

Participaram da entrega os secretários Paulo Oliveira (Esportes e Lazer), Nelson Pedroso (Obras), Clóvis Cabral (Serviços Urbanos e Limpeza Pública), Marcos Rosatti (Modernização Administrativa), Roberta Santos (Assistência, Trabalho e Qualificação Profissional), Valdir Barbosa (Assuntos Estratégicos), Maria Emília Santos (Controladoria), Dilson  Cruz (Cultura), Edson Bezerra (Gestão Democrática), Régis Pires (Turismo) e o chefe de gabinete, Francisco Iderval Teixeira Júnior. Também estiveram presentes os vereadores Rosana Almeida, Edvânio Mendes, e os vereadores eleitos Rosângela Santos e Gerson Olegário. Representando o Instituto Social de Saúde e Resgate à Vida, dr. Evandro Castro, e o diretor clínico do Pronto Socorro e Maternidade, dr. Pedro Paiva. Diversos veículos de comunicação também estiveram presentes.

Vida nova

Mal foi inaugurada, a maternidade já recebeu a primeira paciente. Fabíola Santos da Silva, 23, está de 35 semanas e um desconforto em casa. Ao chegar ao pronto socorro, já foi encaminhada para a maternidade, inaugurando o serviço. Após passar por avaliação da equipe médica, descobriu que estava tudo bem com a pequena Kethellin, e que o parto ainda vai esperar um pouco mais: “Já tenho dois filhos de 5 e 4 anos, que nasceram aqui na maternidade. Estou achando tudo muito bonito, limpo e bem cuidado, além do atendimento que está sendo ótimo”, falou a futura mamãe.

Mais obras

Cumprindo compromisso assumido com a cidade, a Prefeitura de Embu das Artes fará três entregas importantes à população nos próximos dias.

Na quinta-feira, 22/12, às 11h, a Prefeitura inaugura a Quadra dos Orquidófilos. A construção da quadra poliesportiva do Engenho Velho, que fica na Estrada dos Orquidófilos, ao lado da Associação dos Moradores, recebeu cobertura, iluminação, vestiários, espaço administrativo e banheiro com acessibilidade. A obra foi iniciada em abril deste ano e faz parte de um convênio de R$ 276 mil com o Governo do Estado de São Paulo.

A nova av. Vereador Jorge de Souza será entregue à cidade na quinta-feira, 29/12, às 11h. Fundamental para o desenvolvimento do município, a obra viária melhora a circulação de veículos e pessoas na cidade.

A Av. Jorge de Souza, de 1.200 m de extensão, recebeu terraplanagem, alargamento, duplicação, recapeamento e implantação de guias, sarjetas, drenagem e de iluminação pública com 49 postes. Houve ainda construção de rotatórias que deram mais fluidez ao tráfego e, inclusive, eliminaram o semáforo sob o viaduto Iwao Nakajima, e alargamento da ponte sobre o rio M´Boy Mirim. A via recebeu, ainda, sinalização e há a previsão da colocação de lombadas para redução de velocidade e de travessias para deficientes físicos. Valor investido: R$ 7.295.983,20, financiados pela concessionária SP Vias.