Memorial Sakai oferece oficina sábado, 2/4

31/03/2016 - 0:00
Memorial Sakai oferece oficina sábado, 2/4

No próximo sábado, 2/4, a partir das 9h, o Memorial Sakai oferecerá oficina pedagógica de Escultura em Cerâmica e palestra sobre o mestre Sakai e a sua história da para mais de 30 professores da E.M. Jacarandá. A atividade também será aberta para o público em geral. A ceramista e coordenador do Memorial, Tônia de Embu, ministrará a oficina e a palestra.

“As escolas nos procuram muito para aprender a lidar com o barro e ensinar para as crianças como se modela. Além disso, muitas crianças também passam por aqui para colocar as mãozinhas no barro e se divertir enquanto aprendem. Muita gente já passou aqui pelo ateliê-escola para essa oficina de modelagem”, disse a artista.

No mesmo dia, às 10h, um grupo de senhoras de Campinas (interior de São Paulo) participará de palestra e oficina com a ceramista.

História da terracota

O Memorial Sakai do Embu, inaugurado em 2003, tem em seu acervo peças do artista Tadakiyo Sakai, um dos maiores terracotistas do País. O conjunto arquitetônico inclui a Capela de Santa Cruz, inaugurada em 2008, o Cruzeiro da Paz e um pátio onde são realizados eventos. Além de uma ampla galeria de peças de Sakai e de outros artistas, o museu contém escola de terracota, com cursos regulares e oficinas gratuitas.

Além da sua arte e de ter ensinado e influenciado muitos ceramistas, Sakai deixou outros legados importantes para Embu das Artes, como a Festa de Santa Cruz, que o artista iniciou participação no fim da década de 1950, convidado pela comunidade. A festa foi iniciada em Embu com os jesuítas e os índios no século 17. O artista, apaixonado pelo tema, tentou, mas não conseguiu construir uma capela, por imposição da Cúria Metropolitana de São Paulo. No lugar da capela foi erguido o Cruzeiro da Paz. Em maio de 2008, seu sonho foi realizado com a construção da Capela de Santa Cruz ao lado do ateliê.
Além da festa, Sakai foi idealizador do Salão de Artes Plásticas de Embu e presidente das primeiras edições desse evento, que contou com participação dos artistas Antenor Carlos Vaz, Claudionor Assis Dias, Cirso Teixeira, Josefina Azteca, Sizuca de Embu, Margarida Garcia e Ester Robacov.

A Ceramista

Tônia de Embu foi discípula do Mestre Sakai, iniciando ao lado do artista ainda muito jovem, aos 9 anos. Hoje, a artista, nascida na cidade, é reconhecida no País e fora dele, e ajuda a preservar a memória do ceramista e a formar novos escultores entre os alunos de todas as idades que freqüentam as oficinas do Memorial.

A artista participou durante o último feriado da Páscoa do 10º Encontro de Ceramistas de Paraty/ RJ e ministrou duas oficinas baseadas em uma antiga lenda daquela cidade intitulada “A noiva de Santa Rita”: “Há um alto grau de dificuldade para se representar essa lenda por meio de esculturas, mas os participantes, todos ceramistas renomados de Paraty, realizaram um trabalho fantástico. Foram três dias de cultura de alto nível”, falou. Tônia foi acompanhada por suas ex-alunas, as ceramistas Sônia So Re e Vera Albornoz.