Mês da Consciência Negra em Embu das Artes

11/11/2014 - 0:00
Mês da Consciência Negra em Embu das Artes
Acessibilidade

O Governo da Cidade de Embu das Artes, celebra o Dia Nacional da Consciência Negra (19/11) com atividades de 18 a 28/11 no Centro de Referência da Juventude (CRJ) e entidades do movimento negro na cidade. Na programação, filmes, rodas de conversa, palestras e sarau. O CRJ elabora, articula e executa políticas públicas focadas na redução dos efeitos da desigualdade. Atualmente, desenvolve ações com foco na cultura, no mundo do trabalho, nos direitos da Juventude e na comunicação comunitária, das quais participam  jovens de 15 a 29 anos.  

Nos últimos 5 anos, a Prefeitura intensificou as ações de políticas afirmativas que contribuem para eliminar toda forma de preconceito, desigualdade e discriminação. Dentro dessas ações, vale salientar a criação da Cartilha de Orientação para os Povos e Comunidades de Matriz Africana, a assinatura do convênio pra compra de alimentos da Cooperativa dos Agricultores Quilombolas do Vale do Ribeira (Cooperquivale), na cidade de Eldorado, criação da Assessoria de Promoção da Igualdade Racial e inserção de cota de 20% para afrodescendentes no concurso público da cidade.

Visita do Rei

Dentro do Mês da Consciência Negra, Embu das Artes deverá contar com a presença do rei Obaulufon Mababeolá – rei Oba Al-moruf Adekunle Magbagbeola, da família Olumoyero, de Ifon, cidade do Estado de Oxum, na Nigéria, que fará uma visita oficial a cidade e tem chegada prevista para o dia 14/11.

Durante a sua estada, o rei Mababeolá fará pronunciamento sobre segurança alimentar dos povos tradicionais; a Lei nº 10.639/2003, relação entre Brasil e África na diáspora; as cidades co-irmãs do ponto de vista dos povos e comunidades tradicionais, além de consulta sobre povo tradicional no país, de acordo com Convenção 169, de 1989, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata dos direitos dos povos indígenas e tribais no mundo.

Um pouco de História

O dia 20 de novembro, data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, não foi escolhido por acaso. Foi nessa data, no ano de 1695, que Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência e de luta contra a escravidão, foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma revolta que culminou com o início da destruição do quilombo.

Celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888.

O Quilombo dos Palmares começou a ser construído no ano de 1597, nas terras da Serra da Barriga, no atual Estado de Alagoas. Em pouco tempo, tornou-se uma referência da resistência e de luta de homens e mulheres contra a escravidão e em busca da liberdade. Até que em 1695, quase cem anos depois do início de sua construção, uma expedição comandada por Domingos Jorge Velho destruiu o Quilombo e no dia 20 de novembro assassinou Zumbi.

Em 1995, depois de 300 anos de seu assassinato, Zumbi dos Palmares foi oficialmente reconhecido pelo governo brasileiro como herói nacional e o Quilombo dos Palmares consagrado como um importante exemplo de luta e organização da história do Brasil.

No ano de 2007, o dia 20 de novembro se tornou feriado em Embu das Artes, através da Lei 2285/2007. Feriado  que acontece em muitas cidades do nosso País. O movimento negro tem se empenhado para que essa data seja considerada feriado nacional.

Confira a programação:

18/11 às 14h – “Novas Perspectivas para a Juventude Negra”: com apresentação do documentário “Olhares Negros”. O documentário revela as impressões de jovens negros a respeito das manifestações de junho de 2013;

15h –  Roda de Conversa – Seção IV do Estatuto da Juventude: Do Direito à Diversidade e à Igualdade;

Local: Centro de Referência da Juventude – CRJ (rua Rebolo Gonzáles, 185 – Cercado Grande, próximo ao Memorial Sakai)

19/11 às 14h30 – Cine Pipoca mais Reflexão:

Exibição do Filme “Rádio Favela – Uma Onda no Ar”, baseado em fatos reais, conta a história de um grupo jovem de amigos que vivem na periferia uma cidade brasileira, seus desafios, lutas,  sonhos e momentos marcantes;

Local: Centro de Referência da Juventude – CRJ

19/11 – Das 19 às 23h – Sarau Especial 20 de Novembro – Dia Nacional da Consciência Negra. Organizado pelo Sarau “Samba Original – Onde a Palavra tem Vez”, com participação do Projeto Um Canto (apresentação de jongo e Ijexa feito pelos alunos das Oficinas Culturais da Associação Zumaluma) e Grupo de Estudos Profissionais Amantes da Capoeira (Gepac), coordenado pelo Mestre Bananeira – Colher de Pedreiro   

Local: Associação Zumaluma – Rua Cerqueira Cesar, 703 – Jd. Santa Tereza.   

25/11 ás 14h30 – Oficina: “Basta de Violência à Juventude Negra”.

Local: Centro de Referência da Juventude – CRJ

26/11 às 14h30 – Debate: Juventude Negra no Mercado de Trabalho.

Local: Centro de Referência da Juventude – CRJ

27/11 às 14h – Cine Pipoca mais Reflexão: exibição do filme “O Besouro” (contexto histórico e cultural das religiões de matrizes africanas e seu significado para o povo negro);

Às 15h30 –  Roda de conversa – Pelo fim da Intolerância Religiosa contra o povo de matrizes africanas;

Local: Centro de Referência da Juventude – CRJ

28/11 às 16h – Sarau da Juventude: “Juventude Negra é Cultura!”

Local: Centro de Referência da Juventude – CRJ 

----
Compartilhe nas redes sociais