Mês da Mulher: Prefeitura lança campanha de combate ao assédio e promove programação especial

Daniela Karin
28/02/2023 - 16:10

Buscando desenvolver políticas públicas que levem cada vez mais proteção às mulheres contra qualquer tipo de violência, a Secretaria da Mulher de Embu das Artes está realizando a campanha Balada sem Assédio. Neste trabalho de conscientização, está previsto um conjunto medidas para a segurança do público feminino em restaurantes, bares, casas de shows e estabelecimentos similares. Equipes da secretaria vão percorrer esses locais e fixar cartazes informativos para que as mulheres que se sintam inseguras solicitem ajuda e sejam prontamente acolhidas pelos comerciantes e funcionários, que vão receber curso de capacitação para agir corretamente em ações de emergência .

Segundo pesquisa do Ipec e do Instituto Patrícia Galvão, com apoio da Uber, divulgada em setembro de 2022, 45% das mulheres no Brasil já tiveram o corpo tocado sem consentimento em local público, mas apenas 5% dos homens admitem tal prática. Os dados revelam ainda que 41% foram xingadas ou agredidas por dizerem “não” a uma pessoa que estava interessada nelas. O estudo aponta também que 32% já passaram por situação de importunação/assédio sexual no transporte público e 31% sofreram tentativa ou abuso sexual.

Aniversário da Secretaria da Mulher

A Secretaria da Mulher de Embu das Artes, em conjunto com as Secretarias de Esportes e Lazer, Saúde e Cultura, programou uma série de atividades. Na quarta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Secretaria completa aniversário de 4 anos e convida as mulheres a refletirem sobre a data. A partir das 16h, recebe o público em sua sede (rua Dona Bernardina, 37, Jd. Arabutan) para a palestra Mulher sexo frágil? Eis a questão. Na ocasião, também haverá um bolo de quatro metros. Confira a agenda completa:

11/3 – Março Lilás (Dia D)

Todas as UBSs estarão abertas para a realização de pesagem e acompanhamento do programa Bolsa Família, coleta de papanicolau, atualização vacinal, testes rápidos, roda de conversa sobre a saúde da mulher, planejamento familiar e outras atividades de saúde e bem-estar, que também estarão disponíveis ao longo do mês de março.

Roda de conversa com o tema Mulher sexo frágil? Eis a questão

3/3 – 10h – UBS São Marcos

16/3 – 7h30 – Parque da Várzea – Jd. São Francisco
18/3 – 7h – Ginásio Valdelice – Pq. Pirajuçara

Exposição Universo Feminino

De 8 a 26/3, o Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 129, centro) recebe a exposição Universo Feminino, com obras de diversas técnicas e formatos,  produzidas por artistas mulheres.

Endereço e telefones úteis:
Secretaria da Mulher
Rua Dona Bernardina, 37, Jd. Arabutan