Milhares comemoram 7 de Setembro em Embu

12/09/2006 - 0:00
Milhares comemoram 7 de Setembro em Embu

Cerca de 10 mil pessoas participaram do desfile de 7 de setembro, comemoração pelo Dia da Independência do Brasil que pelo segundo ano consecutivo a Prefeitura de Embu realizou no bairro que leva o mesmo nome da data. A rua Tomaz Antônio Gonzaga foi tomada pelas delegações e pelo público que acompanhou o evento de vários ângulos: nas arquibancadas, ao longo da via, nas sacadas e até sobre as coberturas das casas.

Abrindo o desfile, o Exército Brasileiro participou pela primeira vez da festa cívica em Embu, através do 20º Grupo de Artilharia da 12ª Brigada de Infantaria Leve de São Paulo. "Estamos fazendo história nessa cidade, não só por comemorar a independência, mas por celebrar a presença do Exército Brasileiro, um fato histórico para a nossa cidade", observou o prefeito Prefeito. Segundo ele, a data merece a reflexão de todos, pois o Brasil há pouco tempo era submisso ao FMI mas vem dando um passo à frente em sua liberdade. "Ainda temos problemas, mas estamos avançando muito. Vamos solidificar a independência através da educação", completou. Para o capitão Alexandre Boechat de Souza "o mais importante é a população saber que o militar é um brasileiro e trabalha para manter a ordem e o progresso".

No total, 51 delegações se apresentaram, dentre elas Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Juventude Cívica de Embu, Desbravadores (Jovens Adventistas do 7º Dia) e entidades sociais. Entre fanfarras, faixas e adereços, estudantes e educadores de escolas municipais, estaduais e particulares deram brilho especial à festa que contou ainda com a bela apresentação da Banda Municipal de Embu e reuniu diversas autoridades locais.

Emoção dos participantes

"Estou encantada com o trabalho de todos. É uma demonstração de amor à pátria. Queria mostrar para minha neta". Darci Souza, 64 anos, aluna do MOVA da Creche São Marcos e a neta Gabriela, 12 anos. Primeira vez que assistem ao desfile

"Adoro o desfile desde pequena, quando eu desfilava em Ouro Preto (MG). Trouxe minha neta, Sara, de 10 anos, para participar. É a nossa pátria, gosto muito de ser brasileira. O Brasil é tudo". Maria Efigênia Drummond, 74 anos, moradora de Embu há 45 anos, no Jardim Tietê

"É a primeira vez que desfilo. E vamos representar, dar a nossa mensagem de paz, amor à pátria e cidadania". Gabriel Barbosa, 11 anos, 4ª série do Ensino Fundamental da Escola Municipal Amílton Suga Gallego (Jd. Valo Verde)