Moradores do Castilho recebem 1ª etapa de obras

16/08/2007 - 0:00
Moradores do Castilho recebem 1ª etapa de obras

Um prédio no topo de um pequeno morro na rua Perová, envolto por diversas habitações simples no meio do Jardim Castilho, agora é o novo endereço de dez famílias que antes residiam em moradias irregulares e sem qualquer infra-estrutura no mesmo local. Dividida em etapas, a obra é resultado de um grande esforço de investimento da Prefeitura de Embu (que arca com 20% dos custos), em parceria com o governo federal. O projeto que inclui urbanização da favela, canalização do córrego, pavimentação e iluminação de ruas está orçado em R$ 10 milhões: 550 mil na primeira etapa, 300 mil na segunda e 9,1 milhões virão por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No total, mais de 600 famílias serão beneficiadas.

A entrega das chaves dos apartamentos aos proprietários ocorreu na noite de sexta-feira (10/8). Ana Lúcia de Jesus dos Santos foi a primeira moradora a recebê-las, das mãos do prefeito Prefeito. “Estou muito feliz, muito satisfeita”, resumiu ela com timidez.

Prefeito falou da importância das intervenções para reduzir as desigualdades sociais, ressaltando a responsabilidade do poder público e dos cidadãos. “A maioria das pessoas que ocupa a beira dos córregos não teve opção de moradia. Queremos dialogar com o povo porque temos certeza de que estamos fazendo o bem. Não vamos derrubar nenhuma casa e deixar pessoas na rua, só não vou ser conivente com quem ocupa área pública para vender a outros”, alertou.

Prestação de contas
Na ocasião, Geraldo Juncal Júnior, presidente da PróHabitação, prestou contas da obra aos moradores.  Segundo ele, os trabalhos devem estar concluídos em 18 meses. “Toda quinta-feira tem reunião de acompanhamento da obra e foi composta com moradores uma comissão de acompanhamento com o objetivo de levar os problemas do dia-a-dia da obra para a empreiteira”, informou.

Demonstrando apoio às políticas públicas da administração municipal, vereadores e lideranças do bairro também participaram do evento. Maria das Graças, Manoel Raymundo, Nelson da Padaria, Paixão e Profº Silvino, além dos líderes comunitários Marina Dias Carvalho e Zezinho do Castilho entregaram as chaves aos proprietários: Edvaldo de Jesus Silva, Lucicleide Maria dos Santos, Ariovaldo de Jesus Silva, Marisa Aparecida dos Santos, Vanessa Ferreira Conde, Ângela Maria Silva Souza, Márcia Regina dos Santos, Conceição Aparecida dos Santos e Eliseu Henrique dos Santos.

Na abertura e no encerramento, o grupo de samba Sorriso Sincero, formado por sete moradores do Jd. Castilho, deu o tom de alegria e festa ao encontro.

Tags: