Moradores do Jd. da Luz conhecem projeto do PAC

18/01/2008 - 0:00
Moradores do Jd. da Luz conhecem projeto do PAC

Foi de “encher os olhos”, como dizem popularmente, a reunião realizada na noite de terça-feira, 15/1, entre moradores do Jardim da Luz e a Prefeitura de Embu. O encontro foi organizado para tratar das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, que vão fazer com que a favela Dois Palitos (uma das maiores da cidade), dê lugar a um loteamento regularizado, com infra-estrutura, moradias dignas e equilíbrio ambiental.

O salão da Associação Amigos do Bairro Jd. da Luz ficou pequeno para as mais de 300 pessoas presentes. Conduzida por Geraldo Juncal Júnior (o Gera), presidente da Pró-Habitação, a reunião contou com a participação do secretário Prefeito, representando o prefeito Prefeito, Nataniel Carvalho (Natinha), presidente da Câmara, João Leite e Dr. Nazareno, entre outra lideranças comunitárias.

A obra orçada em mais de R$ 11 milhões envolve a construção de moradias, canalização do córrego e recuperação das suas margens e da cobertura vegetal com plantio de árvores; implantação de redes de esgoto, água, luz e drenagem; abertura de vias para acesso de veículos e reforma das vielas. Segundo Gera, por lei é obrigatória a recuperação ambiental, do contrário não será regularizada a área e os imóveis. Com a regularização fundiária proporcionada pelo projeto, serão beneficiadas diretamente 3.200 famílias. O início das obras está previsto para março deste ano e a conclusão em 18 meses.

Moradia regularizada
Segundo a Pró-Habitação, atualmente 15 mil famílias em Embu moram em favelas. Com o PAC, metade dessa população terá esgoto coletado e o documento de propriedade regularizado. A Dois Palitos ocupa uma área de 45.000 m² com 570 habitações. Por concentrar muitos moradores, no local serão construídos prédios de três a quatro andares, com unidades adaptadas a deficientes físicos e idosos.

A preocupação com a ligação individualizada de água e luz, para cada apartamento, foi uma das questões feitas pelos moradores durante a reunião. Segundo Gera, a luz é individualizada. Quanto à água, o projeto já foi entregue à Caixa Econômica Federal e aguarda aprovação. Ele assegurou ainda aos moradores que não haverá cobrança de condomínio.

Dividido em etapas, o trabalho já passou pela fase inicial, de mapeamento e cadastramento das moradias existentes. Agora, pesquisadores cadastrarão as famílias e identificarão as casas com selos para garantir o bom andamento do projeto. Além disso, assistentes sociais visitarão todas as famílias e será formada uma comissão de moradores para acompanhamento dos trabalhos, o que, de acordo com o presidente da Pró, melhora a qualidade da obra.

Através do PAC serão investidos mais de R$ 88 milhões em obras de infra-estrutura, saneamento e recuperação ambiental no Embu. Reuniões como a do Jardim da Luz já foram realizadas com moradores dos Jardins São Francisco, Colégio, Isis Cristina, Nsa. Sra. de Fátima, da rua João do Dico e do complexo avenida das Pombas. As próximas acontecerão nos jardins Vista Alegre e Sto. Antonio.

Tags: