Movimenta Itatuba age pelo Meio Ambiente

13/03/2008 - 0:00
Movimenta Itatuba age pelo Meio Ambiente
Acessibilidade

A degradação ambiental vem acontecendo há muito tempo e as conseqüências das ações contra a natureza são bem conhecidas. Porém o que se observa é que a preocupação com a preservação ambiental aumenta na medida em que os fenômenos da natureza como furacões, tornados e terremotos acontecem com maior freqüência e intensidade. Para especialistas, caso a degradação continue do jeito que está, a raça humana enfrentará sérios problemas, que poderão tornar-se irreversíveis.

Nesse quadro tão alarmante, pequenas ações para recuperar a natureza podem levar a grande mudanças. Uma delas, ocorreu no sábado, 8/3, no Movimenta Itatuba, realizado por moradores, incluindo o grupo da 3ª Idade da região e funcionários do Centro de Atenção à Saúde da Família (CASF) do bairro. Entre as atividades realizadas no evento estavam: uma caminhada pelo bairro, plantio de árvores, como mudas de ipês, e recolhimento de materiais recicláveis. Apresentações culturais animaram a caminhada, como a do grupo Quadrangulata com seus instrumentos feitos totalmente de latas e de materiais recicláveis.

Segundo alguns membros do movimento, ele supriu a necessidade dos moradores de cuidar da região em que vivem, valorizar os potenciais e riquezas do bairro, com o objetivo de preservar o meio ambiente e a saúde da população.

Com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e da Saúde, foram distribuídos durante o evento folhetos explicativos sobre a preservação da natureza, como as pessoas podem contribuir para não poluir o meio ambiente e também a respeito do combate à dengue e aos focos do mosquito.

O secretário de Meio Ambiente, João Ramos, disse que como é fundamental a formação de movimentos coletivos para a preservação ambiental. “Através do compartilhamento de idéias consegue-se sensibilizar a população a se interessar e praticar a responsabilidade ambiental”, finaliza.

Essas ações entram nas diretivas do “Protocolo de Intenções” para que a cidade de Embu pleiteie a certificação do Município Verde, que visa estimular a gestão ambiental compartilhada. Este programa também tem como objetivo preparar os municípios para realizar licenciamento e fiscalização ambiental. As dez diretivas do Protocolo que devem ser cumpridas a curto e a médio prazo, são as seguintes: Esgoto Tratado; Lixo Mínimo; Recuperação de Mata Ciliar; Arborização Urbana; Habitação Sustentável; Uso da água; Poluição do ar; Estrutura ambiental, a constituição do Conselho Ambiental e Educação ambiental.

----
Compartilhe nas redes sociais