Movimento pró-universidade visita obras do Parque da Várzea

06/04/2011 - 0:00
Movimento pró-universidade visita obras do Parque da Várzea

Prefeitos, vereadores, representantes de entidades e da sociedade civil da região sudoeste de São Paulo e do Vale do Ribeira batalharam para trazer uma universidade federal para a região em um movimento pró-universidade federal. Hoje, graças a essa união, liderada pelo prefeito de Embu das Artes e presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), Prefeito, esse sonho já virou realidade.

Com o objetivo de compartilhar esses avanços, na tarde de segunda-feira, 3/4, Prefeito convidou todos os representantes do movimento pró-universidade a visitar as obras do Parque da Várzea do Rio Embu-Mirim que começaram há cinco meses. Durante o encontro, o prefeito propôs que fossem feitas reuniões bimestrais para iniciar as discussões dos cursos de graduação com o reitor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Apesar de ter iniciado há pouco tempo, as obras estão em estágio avançado. Já foram erguidos o restaurante, o centro cultural e os vestiários para os campos que já estão sendo feitos. Na próxima semana iniciará a abertura das ruas, que serão feitas com bloquetes ecológicos, fazendo a ligação entre os prédios. A previsão é que essa primeira etapa da obra seja entregue em fevereiro de 2012.

Em breve será iniciada a construção do prédio que abrigará o futuro campus de graduação da Unifesp, com capacidade para 1.200 na fase inicial, pois no projeto há espaço para uma futura expansão.

Ao final da visita, todos os presentes foram unânimes em dizer que valeu a pena todo o esforço em buscar recursos e conquistar a primeira universidade federal para a região beneficiando uma população de mais de cinco milhões de habitantes.

Estiveram presentes ao evento os vereadores: Anésio Ferreira de Campos, de Cajamar, Ana Salete, de Juquitiba, Wagner Eckstein, Natal e Cido, todos de Taboão da Serra, André Despézio, Roberto Isidoro, de São Lourenço da Serra, Na e João Leite, de Embu das Artes, José Maria, de Itapecerica da Serra. Também os representantes das Associações Comerciais de Taboão da Serra, Maria de Lurdes, e de Embu das Artes, Hillmann Albrecht e Kiei Takayasu. Gilvan Rodrigues, do Sindicato dos Marceneiros.

Tags: