Mulheres de Embu: arte e conscientização

Mais do que receber flores, as mulheres de Embu das Artes reuniram-se no Dia Internacional da Mulher (8/3) para cuidar da saúde, apreciar arte e divulgar a Lei Maria da Penha (nº 11.340), sancionada em agosto do ano passado, e que pune com mais rigor a violência doméstica e familiar contra a mulher.

O Largo 21 de Abril foi invadido por mulheres de verdade e maquetes de mulheres assassinadas por homens: Joana, 42 anos, morta a facadas pelo companheiro, após discussão durante um jantar regado a pizza; Eliana, 32 anos, morta a marteladas pelo vizinho, após uma briga por conta de uma torneira; Gisele, 14 anos, assassinada a facadas, pelo padrasto que era apaixonado pela garota e não correspondido; Larissa, 24 anos, morreu com um tiro na cabeça. O autor foi o marido, após agressão, ele a matou no pronto-socorro.

“Os exemplos são incontáveis”, segundo Marisa Araújo Silva, coordenadora do Centro de Referência da Mulher de Embu das Artes, ligado à Secretaria de Cidadania e Assistência Social, responsável pela organização da 7ª Semana da Mulher – Embusca de uma Vida Sem Violência para as Mulheres que teve início dia 7/3 com a palestra “Violência doméstica e familiar contra a mulher”. As palestras prosseguem até o dia 23, com o encerramento da semana. “Nós, mulheres, temos de nos unir e lutar para fazer valer a Lei Maria da Penha, para que ela não caia no esquecimento”, disse Maria Cleuza Gomes, presidente do Fundo Social de Solidariedade.

A intervenção no Largo 21 de Abril, com a participação da Secretaria de Saúde oferecendo gratuitamente diversos serviços como medição de pressão arterial, vacinação para mulheres de 12 a 49 anos (rubéola, sarampo, caxumba, tétano, entre outras) e distribuição de panfletos educativos, foi precedida por um café da manhã realizado no Centro Cultural Embu das Artes, que contou com as presenças do prefeito Prefeito; do vice-prefeito, Roberto Terassi; membros do secretariado municipal e muitas mulheres ligadas aos movimentos sociais de Embu. Dona Elísia Cachoeira, 97 anos, grande incentivadora da Festa de Santa Cruz até hoje, com suas irmãs, e Laura Avelino, a baiana do acarajé, foram homenageadas por suas atuações na vida cultural da cidade.

Também foi aberta a exposição Mulheres presentes na construção da arte de Embu, organizada pela Secretaria de Turismo, realizada por vinte e quatro artistas de diversos segmentos: pintura, escultura, cerâmica, porcelana, tapeçaria, entre outras. A mostra pode ser visitada até 31 de março na sala Josefina Azteca do Centro Cultural Embu das Artes. A cantora Maria DaPaz, brindou as mulheres com sua linda voz. E as promotoras da Natura ensinaram técnicas de maquiagem.

Durante toda a tarde, a equipe da Barong, uma organização não-governamental criada em 1995 com a finalidade de contribuir com a luta contra as DST/Aids, distribui material educativo, preservativos e sabonetes íntimos e conversou com as mulheres sobre seu corpo e a necessidade da prevenção.

Para marcar o encerramento das atividades e conscientizar a população sobre a importância da data, em 23/3 será realizada a tradicional caminhada no Centro Histórico com o grupo Batuca Lata, a partir das 13h. A concentração será em frente ao Centro de Referência da Mulher (R. Nossa Senhora do Rosário, 424 – Centro). Mais informações pelo 4704-0238.

Confira as próximas atividades:

15/03 – 13h às 17h – Seminário Tema: “Violência doméstica e familiar contra a mulher” (Lei Maria da Penha). Centro Cultural Embu das Artes – Largo 21 de Abril, 29 – Centro23/03 – 13h às 16h30 – Encerramento da 7ª Semana da Mulher “Embusca de uma vida sem violência para as mulheres”
13h – Concentração para a caminhada em frente ao Centro de Referência da Mulher com o Batuca – Lata (Centro de Referência do Idoso)
14h30 – Abertura com Intervenção Cultural
14h50 – Secretária de Cidadania e Assistência Social
15h20 – Painel de exposição – Tema: “Embusca de uma vida sem violência para as mulheres”
16h – Prefeito Prefeito

Tema: Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher (Lei Maria da Penha)

09/03 – 14h – Associação de Moradores do Jd. Marajoara – R: Paiaguas, 197 – Santa Clara / Marajoara

12/03 – 15h30 – Antiga Associação Esportiva R: Narumi Nakayama, 1.128 – Jd. Nossa Senhora de Fátima

13/03 – 9h – Associação Amigos de Bairro da Chácara Caxingui – Estrada de Jerusalém, 1.069 – Chácara Caxingui

13/03 – 15h – Creche Magali

Estrada do Gramado – Jd. Magali
14/03 – 9h – Creche Bosquinho
Av. Rotary, 580 – Pq. Luiza
15h – Associação Comunitária do Santa Tereza
R: Previdência, 58 / antigo 246 – Jd. Santa Tereza

16/03 – 15h – Associação Amigos de Bairro do Jd. Sílvia – R: Piauí, 81 – Jd. Silvia

19/03 – 14h – Comunidade Católica São Vicente
R: Urca, 90 – Jd.São Vicente

19/03 – 10h – Associação dos Moradores do Jd. Do Colégio R: Pegasos, 30 – Jd. do Colégio

20/03 – 10h – Casa do Empreendedor
R: Siqueira Campos, 100 – Centro

20/03 – 15h – Sociedade Amigos de Bairro do Jd. Júlia R: Florença, 112 – Jd. Júlia

21/03 – 10h – Sociedade Amigos de Bairro do Jd. Vista Alegre R: Niterói, 1.000 – Jd. Vista Alegre

Centro de Referência da Mulher
Embu da Artes – SP
Rua: Nossa Senhora do Rosário, n.º 424
Delegacia de Defesa da Mulher
Embu das Artes/SP
Rua Belo Horizonte, n.º289. – Centro.
Tel.: (11) 4781-1431, das 9 às 18h, dias úteis