Munícipes recebem doações de órteses do Fundo Social

11/12/2015 - 0:00
Munícipes recebem doações de órteses do Fundo Social
Acessibilidade

Em mais uma ação em benefício dos mais necessitados, o Fundo Social de Solidariedade de Embu das Artes realizou sexta-feira, 11/12, a doação de órteses (aparelhos ortopédicos, destinados a alinhar, prevenir ou corrigir deformidades ou melhorar a função das partes móveis do corpo). A primeira-dama e presidente do Fundo, Daniela dos Santos Almeida Brito, e a secretária de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Roberta Santos, realizaram as entregas.

Segundo Daniela Brito, as órteses são compradas pelo Fundo Social ou recebidas de empresas parceiras e doadas a famílias que realmente não têm condições financeiras de adquiri-las: “Os próprios beneficiados já falam e demonstram a importância de receber essas doações, no geral são famílias que não teriam condições de adquiri-las por si só”.

Morador do Jardim da Luz há 28 anos, José Maria  dos Santos Reis (68), teve que amputar um dos dedos do pé há um ano. Desde então, ele e a esposa Onélia, conhecida como Dália, vivem apenas com Benefício da Prestação Continuada (BPC) e não teriam condições de comprar a órtese indicada pelo ortopedista: “Desde que ele amputou o dedo, passou a tomar remédios para pressão alta e má circulação. O médico indicou o sapato para amenizar o desconforto, eu já tinha ido procurar mas, o mais barato, custava R$ 360 reais e nós não tínhamos condições de comprar”, garante Dália (59), que devido a problemas no joelho também está desempregada.

Outro beneficiado pela doação foi Arthur Valério da Silva Rocha (4) que, segundo a mãe Eunice da Silva Rocha, nasceu com uma deformidade no pé: “O Arthur já passou por cirurgia e hoje faz fisioterapia duas vezes por semana, a bota articulada é muito importante para o tratamento, ele não pode ficar sem”.

Eunice que, além de Arthur, é mãe de Vivian (16), Nadine (10) e Giovana (9), revelou que devido à rotina de consultas do caçula não consegue trabalhar fora e falou sobre a necessidade do menino em adquirir uma outra órtese não articulada para dormir.  Após expor a situação, Eunice recebeu orientações da secretária de Assistência Social, Roberta Santos, para procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), onde além de solicitar a nova bota, poderá se cadastrar em serviços assistenciais como o Banco de Alimentos.

Fundo Social de Solidariedade

O Fundo Social de Solidariedade realiza uma série de atividades que beneficiam centenas de munícipes. Seu objetivo é fazer a captação de recursos e investir em projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população. Entre as principais ações desenvolvidas pelo Fundo Social ao longo do ano estão a Campanha do Agasalho e o Natal Sem fome. 

----
Compartilhe nas redes sociais