Natal Sem Fome: eventos e arrecadação de alimentos

15/12/2014 - 0:00
Natal Sem Fome: eventos e arrecadação de alimentos

Na apresentação da peça teatral Pedro e Domitila, em 10/12, compareceram mais de 150 pessoas, de todas as idades, ao Centro Cultural Mestre Assis. Demorados aplausos e risos durante o espetáculo atestaram a aprovação do público. “Em vez do baile, fizemos neste ano uma programação de confraternização diferente, com apresentações de dança e teatro”, declarou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Daniela Santos de Almeida Brito.

A peça foi apresentada dentro de programação da campanha Natal Sem Fome Curta e Compartilhe, que contou, em 5/12, com apresentação do grupo de dança Pélagos -Y-Khyssa. A proposta da campanha é garantir um bom Natal para 1.200 famílias, com distribuições dos produtos arrecadados (açúcar, arroz, café, enlatados,feijão, leite em pó, macarrão, molho de tomate, óleo) pelo Banco Municipal de Alimentos. É uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade, realizada com apoio do Governo de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional.

Nesta semana o Fundo Social de Solidariedade deve concluir a programação para 2015, com boas novidades, como a ampliação de atividades com introdução de oficinas, segundo a presidenta do Fundo Social. Os cursos gratuitos (de boneca, tricô, crochê, vagonite, ponto de cruz, tapeçaria, bordados, trançado de fita, corte e costura) são oferecidos a várias comunidades. Por meio deles, o Fundo Social busca reunir a comunidade, promover socialização, troca de experiências, terapia ocupacional e geração de renda. Datas, locais e horários de inscrição dos cursos de 2015 serão divulgados oportunamente.

Pedro e Domitila

O espetáculo apresentado conta a trajetória de Domitila e Dom Pedro I, intercalada por cenas que falam da escravidão dos escravos no Brasil. É uma montagem do grupo União Teatral de Taboão da Serra (UTT), criado em 1997 e que já fez trabalhos com nomes importantes da dramaturgia no País, como o autor de peças de teatro e novela Lauro Cesar Muniz. Com texto de Ênio Gonçalves, o espetáculo tem direção de Valter Costa. No elenco estão Marco Miranda, Kacau Diogo, Flávia d’Álima e José d’Lucena.

“Domitila foi uma precursora e até hoje a mulher ainda não conquistou o espaço merecido. Foi uma mulher à frente do seu tempo. A peça foi escrita inicialmente com foco na relação dos dois, mas depois, por sentir necessidade, o autor introduziu a questão dos escravos, que narram a história na peça”, diz o diretor.

A paulista Domitila de Castro Canto e Melo (1797-1867) foi amante de Dom Pedro I (1798-1834) por sete anos. Eles se conheceram poucos dias antes da proclamação da República (7/9/1822) e ele a fez Marquesa de Santos em 1826. Com o imperador, Domitila teve cinco dos 13 filhos, entre dois casamentos. Depois de D. Pedro, casou-se com o político paulista Tobias de Aguiar (1795-1857). No fim da sua vida, Domitila se dedicou à assistência social em São Paulo.

Compareceram ao evento, entre outros, os secretários Alan Leão (Cultura), Maria Emília dos Santos (Controladoria Geral do Município), Edson Bezerra (Ouvidoria) e Paulo Vicente (Educação), a coordenadora do Memorial Sakai e terracotista Tônia do Embu.

Doações para o Natal Sem Fome podem ser entregues no Banco de Alimentos (Rua Castro Alves, 135, Vila Castro Alves), de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h.