O Comandante fica! Até o último dia de 2016

24/06/2015 - 0:00
O Comandante fica! Até o último dia de 2016

Ouça a fala do prefeito

O comandante Dirceu Alves da Silva, da Guarda Civil Municipal (GCM), recebeu, em 23/6, o Título de Cidadão Embuense, numa iniciativa do vereador Edvânio Mendes, aprovada pela Câmara Municipal por unanimidade. Na sessão solene, com show da  Banda Municipal e que reuniu autoridades, guardas civis municipais de várias regiões, representantes de outras forças policiais, amigos e familiares, foram apresentadas mensagens sobre Dirceu Alves, sua vida pessoal e profissional, desde os primeiros passos na carreira que escolheu na Polícia Militar e a mudança ao aceitar o convite para organizar e comandar a GCM de Embu das Artes.

A Lei 13.022/2014, com prazo de dois anos para que todas as Guardas Civis Municipais do País se adaptem a ela, trará mudanças na GCM da cidade, mas ainda assim continuará preservando o legado de um comandante exemplar para os que compareceram à Câmara Municipal. Sobre isso disse o prefeito Prefeito: “Tem lei federal que coloca que, até agosto do ano que vem, no comando da GCM tem que ter pessoa da própria Guarda Municipal. Quero deixar bem claro: pelo serviço prestado por esse homem na nossa região e cidade, ele fica com a gente até o último dia no ano que vem e fará a transição. É o mínimo que podemos fazer em respeito ao seu trabalho. Nós jamais seremos ingratos pela sua contribuição e comando da Guarda Municipal”.

Prefeito acrescentou: “Só você e sua família sabem o quanto custou a construção da sua história, o que passou, porque ser um servidor público já é um desafio, ser um servidor público na área de segurança é maior ainda. Na GCM, ainda com Geraldo, me lembro do desafio de montar a Guarda com uma filosofia diferente, de criar a guarda civil cidadã, que preserva a vida das pessoas, do patrimônio, mas tem uma relação muito boa com a comunidade”. O ex-prefeito e deputado estadual Prefeito não pode comparecer, mas enviou mensagem, lembrando as primeiras conversas para criar a GCM e a competente atuação de Dirceu Alves.

O presidente da Câmara Municipal, Nei Santos, destacou o “trabalho maravilhoso” feito pelo comandante, que “não tem medido esforços pela segurança do povo e fez muito pela nossa cidade, prestando serviço à população”. Edvânio Mendes voltou a enfatizar o trabalho realizado na cidade pelo comandante Dirceu, sua simplicidade e o conceito que imprimiu na GCM. O comandante recebeu elogios dos vereadores Rosana do Arthur, João Leite, Clidão do Táxi, Doda Pinheiro, Gilson Oliveira. Também foi elogiado por sua atuação ao lado das outras forças policiais, Militar e Civil, que estavam representadas na entrega do título.

“Vocês são muito mais importantes do que eu”, declarou o comandante Dirceu, compartilhando o título de Cidadão Embuense-das-artes com os guardas civis municipais. Contou sua trajetória, dentro e fora da GCM, a volta aos estudos aos 16 anos, depois de perder a mãe aos 11, trabalhar de boia-fria aos 14, antes de fazer o concurso para a PM. Aprendeu com tudo isso que é importante estudar e transmite aos seus comandados, pois a GCM de Embu das Artes tem alto índice de ensino entre as corporações.

Cerca de 25% do contingente na GCM da cidade, vinculada à Secretaria de Governo, tem curso superior. “Ninguém que desejou foi impedido de estudar, progredir, se preparar para buscar sempre o melhor, dentro ou fora da corporação. Pelo contrário, sempre incentivei os jovens que chegam. Só não estudou quem realmente não quis. Eu sempre divulgo quando surgem oportunidades de estudar, melhorar… Quem não quer!” O comandante Dirceu é advogado.

Participaram ainda do evento os secretários municipais Paulo Giannini (Governo e Cidadão Embuense), Francisco Iderval Teixeira Jr. (Jurídico), Maria Emília dos Santos (Controladoria Geral do Município), Marcos Rosatti (Gestão de Pessoas e Modernização Administrativa), Sandra Magali Fihlie (Saúde), Paulo Vicente (Educação), Valdir Barbosa (Turismo), Geraldo Juncal Jr. (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Rita de Biaggio (secretária adjunta de Comunicação Social); Daniela Santos de Almeida Brito (presidente do Fundo Social de Solidariedade e esposa do prefeito); Deucleciano de Moraes, comandante de Vargem Grande Paulista; Inspetor Alves, GCM Cotia; Tenente Braga, Polícia Militar; Cláudia Rosa, presidente do Conseg do Pirajuçara; Luís Andrade Junqueira de Brito Arantes, presidente do Conseg Centro; Pedro Arnaldo Buki Forti, titular da Delegacia Central de Embu das Artes; Higino Grígio, delegado do 1º DP de Embu das Artes, entre outros.