Obras a todo Vapor

05/11/2010 - 0:00
Obras a todo Vapor
Acessibilidade

Esporte: saúde e inclusão
O prefeito Prefeito fez sua primeira parada na praça do bairro Jardim Independência. Ele conversou com a grande quantidade de pessoas que usavam os equipamentos da academia pública e percebeu que apenas alguns ajustes precisariam ser feitos, mas a Secretaria de Obras foi acionada para fazê-los. 

Mesmo após oito meses, parece que ela foi recém-inaugurada, graças à colaboração da população que não permitem que outras pessoas depredem o local. O espaço é usado frequentemente por moradores da região para fazerem seus exercícios diários, como é o caso de Sinvaldo Dias Souza, 58 anos, morador do Jardim Santa Tereza que dedica ao menos uma hora diária para caminhar na praça e se exercitar nos equipamentos. “Para mim é muito bom, me ajuda bastante”.

A poucos metros da praça  está sendo construído o quarto complexo esportivo composto pelo Ginásio de Esportes do Valo Verde/Independência e o campo de futebol do Independência. As obras estão avançadas, as estruturas das arquibancadas e vestiários já foram levantadas. A previsão é que esteja concluída no final do primeiro semestre de 2011.

Equipamentos como esse são investimentos também em saúde, tanto física, quanto mental, seguindo a proposta de promover saúde por meio de atividades físicas e auxiliar na melhora da saúde mental. Além disso, por meio de projetos como o Esporte Cidadão, é possível promover também a inclusão social, democratizando a prática esportiva.

Educação e cultura: conforto e modernidade para a população
Uma das maiores reinvidicações da população é a construção de creches. Atendendo a esse pedido, está sendo construído um prédio que terá capacidade para atender 250 crianças. Ela terá um projeto pedagógico especial contando ainda com uma sala de informática. A proposta é que a comunidade forme uma comissão para auxiliar a Secretaria de Educação no funcionamento da creche, estimulando, assim, a gestão participativa.

O prefeito disse que a obra demorou um pouco para iniciar em razão da necessidade de alocação de um encanamento, o que já foi realizado. O terreno agora está  pronto para receber o novo prédio.

Outro grande projeto que já está com as obras avançadas é a construção da Escola Municipal Antônia Augusta Delphina de Moraes, no Jardim Santo Eduardo. O equipamento contará com 18 salas de aula, laboratórios de ciências, salas multiuso com parede retrátil, biblioteca, quadra coberta com vestiários e banheiros, salas administrativas, pátio coberto, banheiros em todos os andares, cozinha e refeitório. Todos esses locais serão adaptados para que deficientes físicos tenham acesso. A  previsão é que a obra seja concluída em julho de 2011.

Ampliação do atendimento de saúde
Prefeito visitou também a construção da Unidade Básica de Saúde do bairro Jardim Valo Verde que contempla o ambulatório de especialidades do Vazame. Iniciada em fevereiro, as paredes do primeiro e segundo andar do prédio já foram erguidas. A previsão é que ela seja entregue no início de 2011.

A unidade beneficiará  uma população de mais de 20 mil habitantes e contará com 18 consultórios atendendo nas áreas de pediatria, ginecologia e clínica geral, além do Programa Saúde da Família.

O prefeito encerra a vistoria no terreno onde será erguida a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, no Jardim Santo Eduardo. No local já foi feita a terraplanagem e algumas estacas foram colocadas. Iniciada em julho, a obra tem previsão de duração de um ano. 

----
Compartilhe nas redes sociais