Obras do PAC começam na cidade

30/04/2008 - 0:00
Obras do PAC começam na cidade

As obras do Complexo Pombas-Botucatu são as primeiras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Embu a ter o início autorizado. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi a Osasco nesta segunda-feira, 28/4, para lançar oficialmente o programa nos municípios da região oeste e sudoeste da Grande São Paulo. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada pelo prefeito Prefeito; Márcio Fortes, ministro das Cidades e Jorge Hereda, vice-presidente da Caixa Econômica Federal.

Com recursos da ordem de R$ 14 milhões (que incluem contrapartida da Prefeitura de Embu de 15% do valor contratado), as obras envolvem construção de 230 unidades habitacionais, instalação de saneamento básico, urbanização de favelas, entrega do título de propriedade (regularização fundiária) e recuperação ambiental, entre os jardins Vazame e da Luz. O contrato inclui ainda obras no Jardim Valo Verde no valor de R$ 2,6 milhões, viabilizando a construção de 102 casas assobradadas, entre outras ações. As intervenções beneficiarão diretamente cerca de 4.800 pessoas.

Enfatizando a importância da parceria entre a União e os governos estadual e municipal, o presidente Lula afirmou que é esta parceria que está possibilitando “o maior investimento da história do Brasil em obras que melhoram a qualidade de vida das pessoas”. Segundo Lula, o PAC destinará nos próximos anos R$ 40 bilhões para urbanização de favelas e implantação de saneamento básico, R$ 106 bilhões para habitação e cerca de R$ 300 bilhões serão investidos em portos, aeroportos, ferrovias, hidrovias, incluindo hidrelétricas e gasodutos. Parte das obras estará quase concluída em 2010, algumas em 2011 e outras em 2012.

O evento reuniu diversas autoridades. Participaram da solenidade a ministra Marta Suplicy, do Turismo; o governador de São Paulo, José Serra; os prefeitos Emídio de Souza (Osasco), Paulo Bururu (Jandira) e Ruth Banholzer (Itapevi), entre outros, além de deputados federais e estaduais, secretários e vereadores.

Novo PAC e Unifesp-Osasco
O planejamento de longo prazo é, na visão de Lula, indispensável para o Brasil. Nesse sentido, o presidente defendeu a continuidade do programa federal pelo próximo governo.  “O que eu espero é que quando tiver terminado o nosso mandato, a gente tenha um outro PAC, que preveja obras de infra-estrutura até 2016, 2015", afirmou.

Antes da solenidade, realizada no terreno onde será construída a Universidade Federal de Osasco, o presidente plantou um pé de Jequitibá, como símbolo do novo campus da Unifesp. Lula anunciou que nesta semana será assinada a escritura, oficializando a compra da área que pertencia ao Exército. Coube ao ministro da Educação, Fernando Haddad, assinar o documento de implementação do campus e uma portaria que institui um grupo de trabalho para estudar os cursos que serão oferecidos. A previsão é que a Unifesp-Osasco tenha suas primeiras turmas de alunos em março de 2010.

Tags: