Oficinas aquecem 1ª etapa do Seminário de Educação

24/05/2007 - 0:00
Oficinas aquecem 1ª etapa do Seminário de Educação

O clima de efervescência do conhecimento que envolve o Seminário de Educação realizado anualmente pela Prefeitura de Embu já começa a tomar conta dos profissionais municipais da área e representantes comunitários. A primeira etapa do evento que terá sua sétima edição em novembro reuniu centenas de profissionais da rede municipal de educação e conselheiros, representantes de pais e de alunos, na manhã chuvosa de sábado, 19/5. A Escola Municipal Professor Paulo Freire abrigou 22 oficinas dos mais variados temas.

Na abertura do evento, a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Rosimary Matos deixou aos participantes uma mensagem motivadora e de reflexão: “Ousem para garantir a participação cidadã na escola, pesquisem e descubram como efetivamente fazer isso”, conclamou.

Cada sala parecia guardar uma surpresa. E de fato tinham. Figuras espalhadas no centro de uma delas remetiam os participantes do “Chá Filosófico” a um fato marcante ou a uma experiência de vida. A professora Ivani Bonfim, cega, conduziu a oficina “Investigando e Refletindo o Código Braille”, auxiliada por Luciléia Portuense, apresentada por Ivani como seus olhos. “Imagine que você é uma folha e o vento está te levando”, dizia a professora Elaine Baron que sumia em meio aos animados participantes de sua oficina “Corpo, Expressão e Movimento na Escola”. Pela primeira vez a nutrição foi tema da atividade: “Aproveitamento de Alimentos: saiba como fazer”. O interesse pelo experimento químico foi notável na aula conduzida pela professora Luzia Souza, secretária adjunta de Educação: “Conhecendo os Materiais Plásticos”. A educadora Vera Masagão, da Ação Educativa, ministrou “Alfabetização e Letramento para Jovens”.

Houve ainda as seguintes oficinas: Xadrez com Material Reciclado, Evolução da Urbanização no Município de Embu, Brincadeiras Cantadas, Leitura de Mundo: o prazer de ler, Um Novo Olhar para o Espaço e a Forma, Cuidar da Vida e da Integridade da Criação, Brincando e Aprendendo com o Corpo em Movimento, Musicalizando o Meio Ambiente em Prosa e Verso, A Riqueza da Leitura em Sala de Aula, Dançando na Escola, Movimento e Brincadeira, Conversando sobre Adolescência, Argila, Recreação e Possíveis Adaptações para Alunos com Necessidade Educacional Especial, Desafios Matemáticos para Educação Infantil, e Como Apresentar uma Aula no Powerpoint.

Atento à problemática ambiental que finalmente parece sensibilizar todo o mundo e remetendo à participação coletiva na escola, o 7º Seminário de Educação de Embu terá como tema “Respeitando o Espaço de Todos: Educar para a Sustentabilidade”. Direcionado para os profissionais da rede municipal, o evento reúne educadores das escolas estaduais e particulares de Embu.