Oficinas Culturais Poiesis recebem inscrições para o mês de julho

Daniela Karin
20/06/2022 - 12:23
Oficinas Culturais Poiesis recebem inscrições para o mês de julho
Acessibilidade

Estão abertas as inscrições para as Oficinas Culturais Poiesis para o mês de julho. As formações são gratuitas e realizadas ao vivo via plataforma Zoom. O programa Oficinas Culturais é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura de Embu das Artes e a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa. Confira a programação abaixo e participe:


COMO CRIAR UM RELEASE?
Coordenação: Luciana Gandelini
Datas e horários: 4 e 7/7 – 18h30 às 20h30
35 vagas
Público-alvo: produtores culturais, funcionários de equipamentos culturais, artistas, educadores, produtores, jornalistas, programadores e estudantes
INSCRIÇÃO AQUI

O ponto de partida para a divulgação de qualquer projeto cultural é a elaboração de um press-release ou simplesmente release. A oficina propõe uma jornada de entendimento sobre a importância desta ferramenta e como ela atua dentro da dinâmica da imprensa e mídias sociais. Um release bem elaborado, feito com clareza e objetividade é um ótimo cartão de visitas para qualquer artista e um bom texto de apresentação pode ser o abre alas para muitas novas oportunidades.


PRODUÇÃO DE QUADRINHOS
Coordenação: Arnaldo Martinez
Data e horário: 4/7 – 18h30 às 21h30
25 vagas
Público-alvo: interessados em quadrinhos, acima de anos.
Materiais e equipamentos necessários: Papel sulfite, régua, lápis, borracha, canetinhas para desenho.
INSCRIÇÃO AQUI

A Oficina de HQ é dividida em duas partes: uma teórica, na qual é apresentada um pouco da história das HQs, suas variações de gêneros e utilização na escola e fora dela. Outra prática, na qual o participante é convidado a produzir uma HQ, criando personagens, elaborando o roteiro, ilustrando, utilizando balões, diagramando a página e deixando-a pronta para publicar.


POESIA VISUAL COM COLAGEM – COMPOSIÇÃO E PRODUÇÃO ARTESANAL
Coordenação: Mariana Ser
Datas e horários: 5, 7, 12 e 14/7 – 14h às 16h
30 vagas
Público-alvo: interessados em composição de imagens com colagem manual e poesia concreta.
INSCRIÇÃO AQUI

A oficina tem a intenção de utilizar a poesia concreta, sonora e cinética como base para produzir as diversas formas de composição de imagem. Partiremos de poetas como Augusto de Campos, Décio Pignatari, Alice Ruiz, Paulo Leminski e Arnaldo Antunes para instigar a criatividade dos participantes. Com exercícios de observação, audição, leitura e construção de imagens.


CLUBE DE LEITURA LITERATURA NEGRA CONTEMPORÂNEA
Coordenação: Elizandra Batista de Souza
Datas e horários: 5, 7, 12, 14, 19 e 21, 26 e 28/7 de 2022 – 18h30 às 20h30.
35 Vagas
Inscrições: 13/6 até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Educadores, artistas, produtores. Interessados em geral a partir de 16 anos
INSCRIÇÃO AQUI

Este clube de leitura dará a conhecer a Literatura Negra Contemporânea por meio da produção literária de autores negros e autoras negras publicados a partir de 2016. Essa iniciativa coloca luz na escrita de homens e mulheres negras que são invisibilizados pela literatura contemporânea, de acordo com a pesquisadora Regina Dalcastagné, no artigo “A personagem do romance brasileiro contemporâneo: 1990 – 2004”, onde se constata a ausência de pobres e negros e também o silenciamento destes grupos marginalizados, sobretudo das mulheres negras, sendo substituídos por vozes hegemônicas que buscam falar sobre estes grupos, mas de forma estereotipada e sem nenhuma referência que promova a representatividade.


WORKSHOP: WEST SIDE STORY – OS MUITOS LADOS DE UMA HISTÓRIA
Coordenação: Gerson Steves
Datas e horários: 5, 6 e 7/7 – 18h30 às 20h30
50 vagas
Público-alvo: interessados a partir de 16 anos
INSCRIÇÃO AQUI

Um breve workshop de apreciação histórica, estética e de conteúdo sobre o musical de Arthur Laurents, Leonard Bernstein e Stephen Sondheim, conduzido pelo ator, diretor e pesquisador Gerson Steves, autor de “A Broadway Não é Aqui – Panorama do Teatro Musical no Brasil”. O projeto visa tratar de West Side Story a partir de suas origens na tragédia shakespeariana Romeu e Julieta e levando em conta a sua adaptação musical em alguns formatos disponíveis: 1. A adaptação teatral musical (disponível no YouTube na versão produzida por Jorge Takla); 2. O filme clássico de 1961; 3. O recente remake de Steven Spielberg; e 4. As possibilidades a partir da temporada que vai acontecer no Theatro São Pedro, na capital paulista.

Obs.: Recomenda-se, para melhor aproveitamento nos encontros, que os inscritos assistam às versões 1, 2 e 3 antes do início das aulas aqui no Youtube.


GRAVANDO EM CASA
Coordenação: Guilherme Gagliardi
Datas e horários: 8, 11, 13 e 15/7 – 14h às 16h
30 vagas
Público-alvo: cantores, instrumentistas e produtores musicais com nenhuma ou pouca experiência de gravação musical, interessados em gravar suas músicas autorais e colocá-las para circular na internet.
INSCRIÇÃO AQUI

A Oficina de Gravação Musical é direcionada para cantores, instrumentistas e produtores de todos os estilos musicais, que desejem gravar suas músicas e colocá-las para circular na internet. Durante este encontro, o experiente músico e produtor musical Guilherme Chiappetta apresenta conceitos, técnicas e práticas de gravação, oferecendo aos participantes uma oportunidade de aprender como gravar suas próprias músicas usando celulares e softwares livres para terem liberdade para produzir suas músicas autorais e se expressarem de forma autêntica e genuína.


CANTE BEM, CANTE MAIS, CANTE SEM PARAR!
Coordenação: Katia Baroni
Datas e horários: 11 e 13/7 – segunda e quarta-feira – 18h30 às 20h30
40 vagas
Público Alvo: cantores e cantoras estudantes de canto e amantes da arte de cantar que tenham no mínimo 16 anos
INSCRIÇÃO AQUI

Esta oficina tem a intenção de sanar dúvidas sobre cuidados vocais, respiração e exercícios práticos e básicos, e trazer à consciência a identidade vocal de cada cantor. Por meio de exercícios de ressonância, de exercícios básicos de respiração, de aquecimento e de reconhecimento vocal se buscará desvendar o mistério que envolve o músculo diafragma e sua relação com a respiração para o cantor, e como utilizá-lo corretamente.


DOCUMENTÁRIOS DOMÉSTICOS
Coordenação: Lucas Gervilla
Datas e horários:
Turma A: 18, 20, 22 e 25/7 – das 10h às 12h
Turma B: 19, 21, 26, 28/7 – das 14h às 16h
30 Vagas
Público-alvo: estudantes, jovens produtores, cineastas iniciantes, youtubers. Qualquer pessoa que tenha interesse em se aprimorar em técnicas do cinema documental e que queira contar suas histórias. Não é necessário ter experiência prévia, nem equipamento profissional

INSCRIÇÃO AQUI – Turma A
INSCRIÇÃO AQUI – Turma B

Na oficina os participantes entrarão em contato com métodos de produção audiovisual voltados para o cinema documentário, não importando o tipo de dispositivo de vídeo (celulares, webcam, câmeras semi-profissionais, DSLR’s, etc.). A atividade será focada em técnicas de filmagem e produção sem sair de casa utilizando equipamentos de baixo custo e acessórios fáceis de serem encontrados ou adaptados a partir do que os participantes tiveram à mão. Também serão abordados princípios básicos da edição e montagem; resultando em mini-documentário.

QUERO SER ARTISTA VISUAL. E AGORA?
Coordenação: Diana Vaz
Datas e horários: 19, 21, 26 e 28/7 – das 14h às 16h
30 vagas
Público-alvo: Artistas em formação ou início de carreira, a partir de 18 anos.
INSCRIÇÃO AQUI

Muitos artistas iniciantes encontram dificuldade de mostrarem seu trabalho e de se inserirem no sistema e mercado de arte. Esta oficina oferece diversas orientações sobre os primeiros passos que o artista visual pode dar para fazer parte do amplo sistema da arte e mostrar suas obras para todos.


PALESTRA: ARTE POSTAL – FERRAMENTAS NA EDUCAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO
Coordenação: Liliane Borges
Data e horário: 19/7 – 18h30 às 20h30
20 vagas
Público-alvo: Educadores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
INSCRIÇÃO AQUI

A atividade expositiva sobre Arte Postal pretende refletir sobre a importância na história da arte e como usá-la para abordagem de assuntos importantes e/ou de qualquer natureza, no Ensino Fundamental I,II e Ensino Médio.


PALESTRA: FINEART – A POESIA DO OLHAR
Coordenação: Bruna Grassi
Data e horário: 18/7 – 18h30 às 21h30
20 vagas
Público-alvo: interessados a partir de 16 anos
INSCRIÇÃO AQUI

Palestra sobre Fine Art e como o seu processo criativo acontece. Conceitos, técnicas e aplicações também são abordadas nesta conversa direta sobre uma das áreas da fotografia que mais cresceu nos últimos anos.


FOTOGRAFIA DE ESPETÁCULOS – CONSTRUIR E PRESERVAR HISTÓRIAS
Coordenação: Maycon Soldan
Datas e horários:
Turma A: 4, 6 e 8/7, das 14h às 16h
Turma B: 20, 25 e 27/7, das 18h30 às 20h30
25 vagas
Público-alvo: pessoas com interesse em fotografar o universo cênico, produtores, encenadores, atores, cenógrafos, diretores, iluminadores e demais profissionais da cultura e da arte com noções de fotografia, a partir de 16 anos.

INSCRIÇÃO AQUI – Turma A
INSCRIÇÃO AQUI – Turma B

A atividade visa colaborar com aqueles que pretendem fotografar espetáculos, criar imagens digitais e refletir SOBRE a preservação de acervo, discutindo o modo como recebemos tais imagens, aproximando os participantes dos elementos formais, decompondo-as, experimentando, desconstruindo e recriando imagens a partir do estudo da fotografia de espetáculo.


CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
Coordenação: Paula Bittencourt
Datas e horários: 6, 8, 13 e 15/7 – 10h às 12h
30 vagas
Público-alvo: interessados em geral acima de 16 anos
INSCRIÇÃO AQUI

A oficina de contação de histórias apresenta esta arte de forma dinâmica e sensível, discutindo sobre essa tradição milenar e oferecendo técnicas para se trabalhar de forma singular e criativa.


CORPO LIVRE DANÇA
Coordenação: Dani Marin Duran
Datas e horários: 11, 13, 18 e 20/7 – 18h30 às 20h30
30 vagas
Público-alvo: interessados em geral acima de 16 anos
INSCRIÇÃO AQUI

É uma proposta de libertação e experimentação corporal que vai ao encontro da dança que existe dentro de todes. Nosso corpo se conecta com diversos estímulos durante nosso desenvolvimento, as primeiras percepções de mundo se dão através do sentir, apreendemos pelas texturas, temperaturas, sons, nosso corpo é nossa principal ferramenta de conexão com o mundo, e o objetivo dessa oficina é buscar O QUE TE FAZ MOVER.


PREPARAÇÃO FÍSICA PARA ARTISTAS DO CORPO
Coordenação: Anelisse Fructuoso
Data e horário: 26/7 – 18h30 às 20h30
30 vagas
Público-alvo: artistas e interessados em geral, acima de 16 anos
Materiais necessários: espaço para se movimentar, uma toalha e uma bolinha de tênis
INSCRIÇÃO AQUI

A oficina tem como objetivo compartilhar os métodos e procedimentos utilizados pela Cia Rit’s para preparação e manutenção do corpo performático que, em seus treinamentos, busca potencializar o corpo artístico e sua fisicalidade através da força, dinâmica, agilidade, resistência, autocontrole e autoconhecimento.


WORKSHOP DE PRODUÇÃO CULTURAL
Coordenação: Fernanda Missiaggia
Datas e horário: 21/07 das 18h30 às 21h30
50 Vagas
Público-alvo: Interessados com ou sem experiência, a partir de 16 anos
INSCRIÇÃO AQUI

Esta oficina irá discutir e delinear quais são as funções e características que envolvem um produtor, seja para a organização de um evento, seja para a venda de um espetáculo, administração de um grupo e/ou coletivo artístico. Quais são as características essenciais que um bom produtor precisa ter? Quais são as suas funções? Como aplicar toda esta teoria na prática?



----
Compartilhe nas redes sociais