Olimpíadas Literárias: veja os ganhadores de 2023

18/12/2023 - 13:56
Olimpíadas Literárias: veja os ganhadores de 2023
Foto: Fábio Mendes

No início do mês, os alunos de Embu das Artes encerraram a 9ª edição das Olimpíadas Literárias. O projeto envolve todos os anos os estudantes da rede municipal direta e conveniadas, da creche até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As ações de fomento à leitura começaram em fevereiro e foram desenvolvidas ao longo do ano letivo. Já a produção do livro feito pelas escolas, iniciou-se no segundo semestre com o envolvimento de toda a comunidade escolar. Cada escola participou com um livro dentro de sua categoria e tema. Este ano, o destaque foi para o Centro Educacional para Pessoas com Deficiência Armando Vidigal, que fez um portfólio literário digital que foi apresentado no encerramento.

Veja aqui a classificação final:

Educação infantil -Creche:
1° lugar EM Estela
2° lugar Creche Josefa Rodrigues
3° lugar Creche Ave Maria

Educação infantil – Pré escola
1° lugar EM Prof. Mauro Ferreira da Silva
2° lugar EM Villa Lobos
3° lugar EM Edna Nunes

Fundamental I
1° lugar EM Prof. Mauro Ferreira da Silva
2° lugar EM Villa Lobos
3° lugar EM Janaína Agostinho Oliveira

Fundamental II
1° lugar : EM Valdelice
2° lugar : EM Prof. Paulo Freire

EJA

1° lugar EM Prof. Reynaldo Ramos Saldanha da Gama
2° lugar EM Prof. Mauro Ferreira da Silva
3° lugar EM Elza Marreiro Medina

Sobre o projeto

As Olimpíadas Literárias chegam às escolas da rede municipal como uma estratégia para promover a prática da leitura e da escrita.

Os professores já desenvolvem, no âmbito da sala de aula, situações nas quais os estudantes são confrontados com a escrita e com a leitura de textos.

Entretanto, sabe-se da dificuldade de atrelar a produção de texto às práticas sociais, de maneira que ocorram situações de efetiva comunicação e circulação de leituras e produções.

Dessa forma, as Olimpíadas priorizam a criação de condições para que a leitura aconteça, em todos os âmbitos do contexto escolar.

Todos os personagens do ambiente escolar: alunos, professores e funcionários – são convidados a se aventurar por diferentes gêneros literários e criar trabalhos para disputar a melhor colocação.