Orçamento Participativo de Embu reúne-se com cidades vizinhas

Na sexta-feira, 30/5, foi realizado o 2º Encontro de Delegados do Orçamento Participativo (OP). Guarulhos, Osasco e Suzano, além de Embu que sediou o evento, apresentaram e discutiram os avanços, a ampliação e a divulgação do OP. O programa é um importante instrumento de participação popular e tal iniciativa tem por objetivo atender o princípio constitucional que determina aos governantes a transparência dos atos administrativos, bem como a divulgação dos programas, projetos e ações do poder público. Desde que o OP foi implantado em Embu, em 2001, mais de 15 mil pessoas já participaram das reuniões nas 13 macrorregiões da cidade.

O coordenador do OP de Embu, Abaldino Ferreira da Silva, mais conhecido como Gabino, recepcionou os coordenadores Nice Abrantes (Osasco), Kátia Lima (Guarulhos) e Ivan Rubens Júnior (Suzano) e em seu pronunciamento destacou que “todo cidadão pode discutir melhorias para a sociedade junto ao prefeito e ao secretário”. Segundo Edson Ferreira, representante do governo, a população nunca tinha sido convocada para debater junto ao governo. “Nós rompemos com a hegemonia das administrações anteriores e estamos fazendo história ao discutirmos efetivamente as políticas públicas com os maiores interessados do município”.

Participaram do encontro, vereadores e secretários municipais de Embu, lideranças políticas e comunitárias. O próximo encontro do grupo está previsto para o dia 20 de junho, em Osasco, onde serão debatidos os temas Legalização e Institucionalização do Orçamento Participativo. Para entrar em contato com o OP de Embu, ligue: 4785-3591.