Orçamento Participativo: delegados tratam do Plano de Investimentos

As novidades do Orçamento Participativo, o calendário e o Plano Municipal de Investimentos 2007 foram tratados no Fórum de Delegados do OP. Além de uma moderna logomarca, foi criado um novo mapa para o projeto, mas mantidas as 13 regiões.

O OP a cada ano ganha em eficiência. O Censo realizado pelo IBGE direcionará “ações do governo a partir de dados cruzados e possibilitará comparar situações encontradas em 2001 em relação à escolaridade e renda familiar”, exemplificou Prefeito, chefe de Gabinete e responsável pelo OP.

Para que os delegados tenham informações detalhadas, o Plano de Investimentos inclui ações em andamento e obras concluídas. As ações planejadas são também integradas, envolvendo diferentes secretarias. É o caso de uma gestante que no pré-natal tenha diagnosticada uma deficiência alimentar, será encaminhada ao Banco Municipal de Alimentos.

Com relação ao trabalho a ser feito, segundo Prefeito só são colocadas no plano as ações que o governo municipal tem muita firmeza que conseguirá fazer. A educação infantil terá duas novas creches: uma será entregue ainda em 2007 e a outra no próximo ano. Serão ampliadas as salas de 1ª a 4ª séries e implantado o projeto Xadrez na Escola. Na Saúde, a população contará com unidades básicas nos jardins Fátima e Independência. Esta terá as funções de UBS e Centro de Atendimento Especializado em Portadores de Deficiência. Além delas, o Centro de Atenção à Saúde da Família (CASF) Dom José está em fase conclusiva com inauguração prevista para junho. Neste ano estão programadas ainda pavimentações de 40 vias em todas as regiões.

Realizado no auditório da Prefeitura de Embu dia 19 de maio, o fórum reuniu delegados de todas as regiões e autoridades municipais: Roberto Terassi, vice-prefeito; Mílton de Jesus, secretário de Serviços Urbanos e Limpeza Pública; Adaucto Duringan, Administração; Jorge Harada, Saúde; Rosimary Matos, secretária de Educação; Geraldo Juncal Junior, presidente da ProHabitação; Maria Cleuza, a Ná, presidente do Fundo Social de Solidariedade e o vereador Manoel Raymundo.