Orçamento Participativo retoma as atividades com força total

No último dia 11, mais de 150 pessoas participaram da reunião de Planejamento do Orçamento Participativo, no Auditório da Prefeitura de Embu. Coordenado por Prefeito, secretário-chefe de gabinete do prefeito Prefeito, o OP tem como principal objetivo permitir com que a população participe efetivamente das decisões do governo. Hoje, a cidade de Embu está dividida em 13 macrorregiões representadas por delegados que trabalham em conjunto com a comunidade.

Segundo pesquisa do Instituto Pólis, dos 200 municípios que implantaram o Orçamento Participativo como política pública, hoje somente 100 continuam com o programa. Graças a atual administração e a participação dos munícipes, Embu está entre eles. Para Prefeito, a sabedoria popular somada ao saber técnico constróem a solução. "Chamar a comunidade para discutir é ganhar tempo", declarou.

Entre as propostas apresentadas, está a participação eletrônica dos moradores. Através do Embu-mail, serviço eletrônico de mensagens gratuito, as pessoas poderão expressar as suas opiniões e apontar as demandas do seu bairro. Para facilitar o acesso à internet, computadores serão disponibilizados nas bibliotecas, telecentros e nas Praças de Atendimento da Prefeitura. Outra novidade em estudo é a realização somente de plenárias macrorregionais. Com a junção de vários bairros, as reuniões tendem a ser mais produtivas. As visitas nas regiões também sofrerão mudanças. A previsão é que sejam feitas duas por ano: Caravana das Prioridades e Caravana de Obras e Serviços. A primeira para fazer análise técnicas das demandas apresentadas e a segunda com o objetivo de avaliar as obras e serviços que foram priorizados no ano anterior. No próximo encontro do grupo, previsto para março, o governo apresentará uma proposta de plano de investimento.

Participaram da reunião, o vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos e Limpeza Pública, Roberto Terassi, os secretários Adaucto Durigan (Administração), Helton Rodrigues (Obras), Selma Fernandes (Cidadania e Assistência Social), Rosimary de Matos (Educação, Cultura, Esporte e Lazer), Jorge Harada (Saúde); a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Cleusa Gomes; os vereadores Maria das Graças, Manoel Raimundo e Paixão; o comandante da Guarda Civil Municipal, Dirceu Alves, o diretor de Esportes, José Geraldo Ferreira, além de representantes dos Conselhos de diversos seguimentos: Idoso, Educação, Assistência Social, Segurança Alimentar e Criança e Adolescente; delegados do OP e presidentes de Sociedades Amigos de Bairro – mais de 30 regiões foram representadas.