Orientações para concurso de criação do logo dos Jogos Escolares

23/04/2018 - 11:25
Orientações para concurso de criação do logo dos Jogos Escolares

A Secretaria Municipal de Educação abriu um concurso interno para os alunos da rede municipal de ensino para a criação do logotipo para os Jogos Escolares que ocorrerá esse ano. Para isso, cada escola irá contemplar um desenho campeão da unidade. Os desenhos finalistas por unidade serão votados pela Comissão da Secretaria de Educação e um deles será escolhido para ser o logotipo de divulgação do projeto.

Vejas as orientações da Etapa 1

Num primeiro momento é importante nortear os estudantes com pesquisas, estudos, filmes, etc., ou seja, com elementos que conceituem os Jogos Escolares e de perguntas como essas: O que é jogo?; O que são olimpíadas?; O que é gincana?; O que é jogo cooperativo?; O que é jogo competitivo?; O que é esporte?; O que é atividade pré-desportiva?; O que é jogo de mesa? Ou outras questões que o docente julgar necessário, de acordo com a fase, ano e turma (modalidade de ensino). É importante o levantamento sobre o que cada estudante sabe sobre o assunto.

Após as orientações, os estudantes irão desenhar o logotipo para serem escolhidas pela organização da Unidade Escolar. O desenho finalista precisa ser indicado pela Unidade Escolar por meio de votação como a melhor produção representante da escola no âmbito municipal para o julgamento final pela Comissão Julgadora da Secretaria de Educação.

Criatividade

A criação deve levar em consideração:

– Identificação com o município de Embu das Artes;

– Transmissão da mensagem do projeto de jogos escolares.

Os professores de educação física poderão contar com a colaboração dos professores de arte, língua espanhola ou outro educador da Unidade Escolar em todas as etapas.

Escolha

A equipe escolar deve definir a forma de votação dos desenhos criados, para escolher um único vencedor que será indicado à Secretaria de Educação. Sendo assim, as sugestões para os critérios de escolha dos desenhos, no âmbito escolar, seguem descritos abaixo.

– Cada sala expõe suas criações para votação em geral, com o intuito de definir o melhor desenho por sala/turma;

– O gestor da escola em posse das criações já definidas por sala/turma, realiza o processo de votação das criações em local aberto ao público para definir o melhor desenho da escola;

– Todo o processo de julgamento do desenho/ logotipo deverá ser registrado em ata.

Entrega

– Após concluída toda a etapa de escolha do desenho que representará a escola, o gestor deverá protocolar a obra vencedora na Secretaria de Educação, aos cuidados da Instituição de Orientação e Acompanhamento Pedagógico, com cópia para o supervisor da referente Unidade Escolar/região;

– A data para a entrega do desenho vencedor será até o dia 30 de abril de 2018, impreterivelmente;

– Serão votados na Secretaria de Educação somente os desenhos entregues no prazo.

Avaliação no âmbito da Secretaria de Educação

A Comissão Julgadora será composta por um assessor técnico pedagógico de cada região. Tal Comissão irá definir criteriosamente o desenho que será o logotipo dos Jogos Interclasses e Interescolares do município de Embu das Artes. A divulgação do logo vencedor será realizada pela Comissão Organizadora da Secretaria de Educação no mês de junho de 2018. O desenho vencedor será a identidade visual para publicitar o projeto.