PAC: Reuniões mostram projetos às comunidades

17/03/2008 - 0:00
PAC: Reuniões mostram projetos às comunidades

Centenas de moradores dos bairros Ísis Cristina e Colégio, Santo Antonio e Novo Campo Limpo participaram, entre os dias 10 e 13 de março, das reuniões feitas pela Pró-Habitação para detalhar as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As intervenções estão programadas para começar a partir de abril. Ao todo, sete grandes projetos de recuperação urbana e ambiental serão executados nos próximos três anos no município, envolvendo ainda a região da avenida das Pombas e rua Botucatu (entre os jardins Vazame e Dom José), Vista Alegre, São Francisco e Jd. da Luz. Algumas já começaram, como é o caso das canalizações dos córregos São Marcos e Joaquim Cachoeira.

As reuniões são úteis para os moradores conhecerem os projetos e esclarecerem dúvidas. Cerca de 300 moradores dos jardins Ísis Cristina e do Colégio reuniram-se na Associação dos bairros para conferir a apresentação das obras. Crianças, jovens e adultos não desgrudaram os olhos do telão que mostrou detalhadamente os projetos previstos para o local. Através de imagens ilustrativas, o público pôde visualizar a transformação que acontecerá em sua comunidade. O investimento nas duas regiões ultrapassa R$ 17 milhões e beneficiará 3.200 famílias, das quais 2.100 estão em área de proteção de mananciais (APM).

Por terem sido erguidas em área de risco, cerca de 360 moradias serão reconstruídas no Ísis Cristina. Durante toda a intervenção, assistentes sociais acompanharão as famílias. Além das obras de infra-estrutura, haverá um Centro Comunitário nos dois bairros. Um complexo de lazer e esporte, com campo e quadras, também está em estudo. Por se tratar de um projeto social, as famílias que serão atendidas com os apartamentos terão um custo acessível, com prestações mensais de aproximadamente R$ 40 e receberão documento de posse. O início das obras está previsto para julho de 2008, com término em 18 meses.

Rua João do Dico e Novo Campo Limpo
No Jd. Santo Antônio, o público também compareceu em grande número para saber como serão feitas as obras na rua João do Dico e seu entorno. Obras de saneamento básico, recuperação ambiental, paisagismo, canalização de esgotos, pavimentação, construção de uma área de lazer e regularização de água e luz serão executadas no local, no valor total de R$ 5.745.645,09. O investimento irá beneficiar 357 famílias.

O maior problema do bairro é o esgoto, pois ele é lançado diretamente nas áreas de mananciais, onde estão localizadas 56 famílias.  Os projetos passarão por diversas etapas, como a demarcação dos locais que devem ser modificados, trabalho social para fortalecimento do processo participativo da comunidade, reconstrução de 32 moradias e cadastramento das famílias.

Já no Jd. Novo Campo Limpo serão canalizados 150 metros do córrego da rua Iguaçu. Orçadas em  R$ 1.045.514,31, as obras já têm verba garantida e envolvem escavação e limpeza do canal e urbanização do local – o que inclui instalação de rede de esgoto, de água e luz e construção de moradias, com a entrega do título de posse ao morador.

De acordo com a Prefeitura, 15 córregos já foram canalizados desde 2001 e até o final da gestão Prefeito, Embu contará com 19 canalizações.

As reuniões foram coordenadas pelo presidente da Pro-Habitação, Geraldo Juncal Jr., e contaram com a participação de vereadores, representantes do governo municipal e de lideranças dos bairros.

Tags: