Parceria trará estudantes de medicina para as UBSs da cidade

26/11/2015 - 0:00
Parceria trará estudantes de medicina para as UBSs da cidade

Uma parceria, firmada entre a Secretaria de Saúde de Embu das Artes e a Universidade da Cidade de São Paulo (Unicid), garantirá a vinda de 300 estudantes de medicina para a cidade.  O convênio foi apresentado quarta-feira, 25/11, aos gestores e membros das equipes de saúde da família, em uma reunião, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu.

O objetivo do convênio é propiciar aos estudantes, do 1º e 2º ano do curso, a vivência prática no campo da Atenção Primária à Saúde e, também, estimular esses profissionais a atuarem na área após concluírem a graduação.

De acordo com Haraldo Cesar Saletti Filho, coordenador de Atenção Básica da Unicid, além de contribuir para a formação dos estudantes, o programa é um estímulo à atuação dos futuros médicos na Atenção Básica: “Existe na literatura médica indicações de que quanto maior a exposição dos estudantes à atenção básica, maior é a vinculação desse profissional ao serviço após graduado”.

A secretária de Saúde do município, Sandra Magali Fihlie, não escondeu a empolgação com a parceria. A gestora ressaltou a preocupação do governo em estreitar a relação com a universidade e reforçou a necessidade de formar médicos para a atenção básica.

Denise Ballester, coordenadora do Curso de Medicina da Unicid, elogiou o acolhimento dos profissionais da Secretaria de Saúde e se disse impressionada com a estrutura das unidades de saúde em Embu das Artes. Ouça:

O programa educacional terá duração de quatro semestres e será realizado por meio de um roteiro pedagógico dividido em 16 capítulos onde, após a contextualização didática, o estudante visitará a Unidade Básica de Saúde e participará de atividades práticas, como o acompanhamento de equipes do Programa Saúde da Família. A parceria deve iniciar na segunda semana de fevereiro.

Ouça a opinião e as expectativas das gestoras de algumas das UBSs:

Sandra Costa Grandizoli, gerente da UBS São Luis

Maria das Graças Silva, gerente da UBS Santa Emília

Heloisa Spinola Paulino, gerente da UBS Itatuba

Saúde no Brasil

Após a apresentação do projeto, Haraldo Cesar Saletti Filho fez um breve relato aos participantes, contextualizando a construção do sistema de saúde do País. De maneira bastante sucinta, ele relatou a chegada dos primeiros estrangeiros, passando pela criação das primeiras escolas de medicina, do Sistema Único de Saúde (SUS), regulamentado pela Lei nº 8.080/1990, até os dias atuais. Segundo ele, essa é a mesma contextualização realizada com os estudantes no início do curso de medicina. Dados muito importantes para compreender a saúde do País na atualidade.