Parque Linear: a cidade abraçando seus rios

25/11/2010 - 0:00
Parque Linear: a cidade abraçando seus rios

Na terça-feira, (23/11), aconteceu no auditório do Centro Cultural Mestre Assis do Embu, a apresentação do projeto do Parque Linear Municipal. O novo parque fará a interligação da Praça da Lagoa e a futura Praça de Alimentação, com o Parque do Lago Francisco Rizzo e o Parque da Várzea do Embu-Mirim num total de 5 hectares.

O projeto alia completa infraestrutura de urbanização, saneamento, à valorização do paisagismo e da beleza natural da estância turística, tornando-a ainda mais atraente aos olhos dos moradores e turistas. O parque terá em todo seu trajeto decks de madeira para passeios sobre os rios, áreas de descanso com mesas e bancos, ciclovia e ainda iluminação para que seu percurso possa ser feito a noite.

O secretário de Desenvolvimento Urbano Geraldo Juncal Júnior apresentou o projeto e relatou que o Parque Linear está inserido num processo de consolidação das áreas verdes da cidade. Segundo ele, a questão ambiental, a agregação de valores ao turismo e a qualidade de vida estão contempladas no projeto, que coloca a cidade de frente para os seus rios, como se os abraçasse.

Para a execução da primeira etapa, cuja extensão é de 2,07 km, estão assegurados R$ 3 milhões por meio de convênio da Prefeitura de Embu com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE) ligado à Secretaria Estadual de Economia e Planejamento.

A obra é  uma das ações do governo municipal para valorizar córregos e rios, entre outras iniciativas, como a implantação de saneamento básico, a despoluição dos córregos da cidade e a construção de calçadas permeáveis.

Moradores das ruas São Luiz e Matões participaram da apresentação do projeto, mas demonstraram preocupação. Eles temem a troca dos bloquetes por asfalto, achando que a cidade ficará descaracterizada e deixará de ser vista como turística.

Valéria Marques, moradora da rua São Luiz, comentou: “O projeto é lindo, mas meu receio é que os animais que vivem na mata ao lado de minha casa e frequentam meu jardim desapareçam. Primeiro, é preciso um projeto de conscientização para os visitantes e os próprios moradores”, defendeu.
O secretário de Desenvolvimento Urbano deixou marcada para a próxima semana uma reunião para discutir essa questão.

Participaram do encontro, os empresários Washington Teixeira Magalhães, vice-presidente da Associação de Moveleiros de Embu, José Batista Rodrigues, da Pedreira Embu, Annis Neme Bassith, primeiro prefeito da Cidade, os secretários municipais: Paulo Oliveira (Cultura), Francisco Carlos da Silva (Trânsito e Transportes) e Cristina Santos (Comunicação); Prefeito, deputado estadual eleito, e a equipe da Secretaria de Obras.

Parque Linear: em amarelo os passeios e em vermelho decks de madeira.