Participantes esbanjam alegria no Baile da Melhor Idade

01/06/2015 - 0:00
Participantes esbanjam alegria no Baile da Melhor Idade

A mais recente edição do Baile da Melhor Idade realizada sábado, 30/5, no Ginásio Municipal Hermínio Espósito, pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, através do Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Embu das Artes, animou e esquentou a tarde de centenas de pessoas na cidade.

O evento, que já se tornou tradição, contou com a participação de mais de 200 pessoas que, além de dançar e se divertir ao som do tecladista Zitto Baia, puderam se prevenir contra o vírus da influenza (H1N1, H3N2 e B), causador da gripe. Sob o tema “Gênero feminino: Menina, Mulher, Mãe e Avó”, o baile do mês de maio, ganhou uma decoração especial, de corações, homenageando todas as mães e mulheres do município.

Animada, Josefa da Silva Ito (62), Nininha, como é conhecida entre os amigos, encontrou no baile uma motivação a mais para se vacinar: “Essa é a primeira vez que eu tomo vacina contra a gripe, estava meio receosa, quando soube que ia acontecer a vacinação no baile, resolvi tomar coragem, não doeu nada. Agora vou me divertir um pouco”.

O casal José Cícero Damião (61) e Maria de Lurdes Lopes da Silva (60), apelidados carinhosamente pelos amigos do CCI de Pipoco e Pipoca, por praticarem voleibol, esbanjou simpatia pelo local: “Somos casados há 42 anos, temos uma família linda, 8 filhos e 12 netos. Eu comecei primeiro no vôlei, há 12 anos, o Pipoco só veio 3 anos depois. A prática esportiva só nos ajudou, depois que começamos melhorou a saúde, a confiança e a convivência entre nós”, afirmou Maria de Lurdes.

Mesmo com a prevalência do público feminino, a parcela masculina da festa esteve muito bem representada por participantes como Aurelino Francisco de Souza (74). Frequentador assíduo do baile, Aurelino não é um participante comum, além de dançar ele também anima a festa ao som de sua sanfona: “Eu participo da equipe de basquete e também do Batuca-Lata. Comecei a tocar sanfona há 8 anos, como sempre participo do baile passei a tocar aqui, a sanfona anima a festa. Além de tocar sanfona em outros lugares, também participo de aulas de viola caipira, no Centro Cultural Mestre Assis, é muito bonito”.

Nem mesmo a distância impediu que o casal Julio Lima (60) e Noelia Cardim (66), participasse: “Somos um casal ativo, descobrimos o baile no grupo de ginástica do Jardim Laila. Nós afastados um pouco das atividades depois que nos mudamos para Cesário Lange [Região Metropolitana de Sorocaba], mas sempre que podemos participamos do baile. O que não pode é ficar parado, estamos ansiosos para voltar para a ginástica”.

Graças ao engajamento do governo na disseminação da Campanha de Vacinação, a grande maioria dos participantes do Baile da Melhor Idade, com mais de 60 anos, já havia se vacinado contra a gripe, mesmo assim, 50 pessoas passaram pelo posto de vacinação.

Também marcaram presença no Baile da Melhor Idade, o deputado estadual, Prefeito, e o vereador Edvânio Mendes.