Você já pensou em plantar seu próprio alimento e poder comer uma salada de alface ou uma cenoura, por exemplo, colhida fresquinha, sem agrotóxico? O Governo da Cidade de Embu das Artes possibilita essa experiência a você. A Secretaria de Meio Ambiente de Embu firmou parceria com o grupo de Estudos de Práticas em Agroecologia e o Reencantamento Humano (Eparreh) da Universidade de São Paulo e está desenvolvendo o projeto Colhendo Sustentabilidade: Práticas em Segurança Alimentar e Agricultura Urbana, patrocinado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do governo federal.
Coordenado pelo geógrafo Bruno Cavalcante, o projeto prevê oficinas permanentes de cultivo de hortas comunitárias, plantio ecológico (sem veneno), cultivo de alimentos saudáveis e até obtenção de renda com seu trabalho na horta, plantio de ervas utilizadas como remédios naturais, cozinha sem desperdício, troca de conhecimentos entre os participantes e mais saúde para você e para o meio ambiente.
Vale ressaltar que o escoamento da produção excedente é garantido e vai para merendas escolares, restaurantes comunitários e afins, que adquirirão alimentos orgânicos saudáveis e de qualidade. Dessa forma, direta ou indiretamente o projeto abrangerá um grande número de munícipes.
As oficinas são realizadas em dois locais diferentes: no Parque do Lago e em terreno localizado ao lado do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Os encontros ocorrem no Parque do Lago às segundas e quartas-feiras, das 8h às 11h30, e em terreno localizado no bairro de Itatuba, próximo ao CCZ, às terças e sextas, das 8h30 às 11h30.
Você pode escolher e participar conosco nos seguintes locais:
Centro
Parque do Lago Francisco Rizzo
Rua Alberto Giosa, 300
Itatuba
Centro de Controle de Zoonoses
Estrada Velha de Cotia, 336
Informações: 4704-5948 ou colhendo_sustentabilidade@yahoo.com.br