Paz e solidariedade no 7 de Setembro em Embu das Artes

08/09/2005 - 0:00
Paz e solidariedade no 7 de Setembro em Embu das Artes

Olhares atentos, sorrisos e comentários eram facilmente observados no público de mais de 5 mil pessoas que acompanhou o desfile e a parada "EmBusca da Paz e Solidariedade" que marcaram as comemorações do Dia 7 de Setembro em Embu das Artes. A prefeitura proporcionou aos moradores o maior desfile cívico na periferia, reunindo diversas instituições.

A Banda Municipal de Embu iniciou o evento, seguida por uma grande queima de fogos, balões e chuva de papel picado. Mais de 50 entidades, entre Polícias Civil e Militar, Guarda Civil Municipal, escolas estaduais, municipais e particulares e organizações sociais desfilaram pela rua Tomáz Antônio Gonzaga, no Jd. Independência. Destaque para a frota da prefeitura, com 120 veículos, que recebeu menção do prefeito Prefeito, pois em 2001 todos os carros eram alugados e hoje estão quitados.

Na ocasião o prefeito discursou sobre diversos temas. Segundo ele, na mesma data de 2002 já haviam sido registrados cinco homicídios no bairro. Atualmente, porém, na região periférica há 50 dias não tem nenhum registro de assassinato. O prefeito atribui esse dado à implantação da Lei Seca, que proíbe a venda de bebidas alcóolicas depois das 23h, às políticas de inclusão social e ao trabalho das instituições policiais. Em relação ao 7 de setembro, Prefeito disse que nunca aconteceu uma comemoração tão grandiosa no município e que todos devem fazer uma reflexão a respeito do tema da festa. "Nós só iremos conquistar a independência quando o povo brasileiro tiver emprego, saúde, escola", salientou. De acordo com o secretário de Cidadania e Assistência Social Francisco Brito, a partir deste ano a parada cívica entra no calendário oficial de eventos de Embu. "Houve uma grande participação de entidades, envolvendo mais de 2.500 participantes nos desfiles", avaliou ele.

Os depoimentos das pessoas presentes revelaram, além de satisfação, a esperança de que não apenas Embu, mas outras cidades proporcionem mais paz e qualidade de vida aos seus habitantes. O coronel Walber Ferreira Moreno, há 29 anos na corporação da Polícia Militar do Estado de São Paulo, está à frente do 36º BPM do Jd. Sta. Emília desde a inauguração, em novembro de 2003. Segundo ele, a avaliação do município é ótima. "A Segurança está excelente. Em homicídios Embu era o primeiro. Não figuramos no ranking desde o início de 2004. Graças aos oficiais e à tropa nosso trabalho é positivo", comemorou. Mesmo transferido para São Paulo, o major Maurício Perez optou por desfilar em Embu. "Fiz questão de estar aqui hoje porque esta é a minha cidade do coração", comentou.

Maria Efigênia Drumond, 73 anos, veio disposta a assistir à parada. "Moro no Jardim Santo Eduardo há 40 anos, graças a Deus. Está lindo o desfile, pela primeira vez aqui tá muito bonito", avaliou a simpática senhora que motivou a amiga Terezinha Ramos dos Santos, 59 anos, a acompanhá-la. "O que deu para a gente ver estou achando ótimo", disse ela, lembrando que a neta Zaira havia desfilado pela Escola Municipal Professor Paulo Freire.

Um grupo de alunos da 4ª série da E.M. Paulo Freire desfilou sob a regência de Ricardo de Jesus Silva. Ao som percussivo de garrafas plásticas transformadas em instrumentos, as crianças não escondiam a satisfação. "Gostei prá caramba e com a ajuda dos meus coleguinhas foi muito legal", disse Mateus Silva, 9 anos, aluno da 2ª série. "Eles começaram do zero e evoluíram muito", avaliou o inspetor de alunos Ricardo ao comentar a apresentação ensaiada em menos de um mês. O resultado agradou tanto que a atividade musical vai continuar.

A participação dos colegas e de outras entidades chamou atenção de Paloma Fernandes da Silva, 10 anos, aluna da 4ª série da E.M. Jornalista José Ramos. A festa para ela "representa a paz, a amizade". O colega Ronei Vieira da Silva, 11 anos, observou que o tempo nublado não atrapalhou. "Gostei de tudo e pretendo participar no ano que vem". Já Bruna Rodrigues dos Santos completou: "isso significa que todos estão lutando para conseguir a paz". A diretora da escola, Sandra Regina de Sousa ressaltou que além da independência, "o desfile tem outro significado: a busca da paz, da solidariedade. Este na verdade é o projeto da prefeitura, pela qualidade do ensino e igualdade social: trazer o povo para a realidade, tirá-lo da desinformação para ampliar o acesso e qualidade da escola", concluiu. No final do desfile, o pequeno Daniel, 7 anos, junto da mãe, Vera Marques Mesquita e seis parentes moradores do Jd. Sta. Emília, resumiu: "tô achando da hora. Estou aqui porque hoje é 7 de Setembro e estamos comemorando o Brasil".