Pedagogia Cidadã gradua 141 educadores

03/04/2008 - 0:00
Pedagogia Cidadã gradua 141 educadores

O município de Embu tem novos educadores. Fruto da parceria entre a Prefeitura da Estância Turística de Embu e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), o projeto Pedagogia Cidadã diplomou 141 educadores na sexta-feira (28/3). A parceria deu aos professores a oportunidade de concluir um curso superior gratuito numa instituição de ensino de qualidade. Os recursos vieram da Prefeitura e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

Divididos em três turmas, uma diurna e duas noturnas, os formandos habilitaram-se em licenciatura para Ensino Infantil e para as séries iniciais do Ensino Fundamental. Os educadores também receberam qualificação em Gestão para Unidade Escolar, o que significa que, além de dar aulas, eles também estão habilitados a exercer o cargo de diretor de escola. As aulas tiveram início em setembro de 2005 e aconteceram na Escola Municipal Professor Paulo Freire. A grade curricular do curso contemplou 23 matérias, entre elas Psicologia e Filosofia. Todo material didático foi fornecido pela Unesp.

O evento, que teve a presença de cerca de 450 pessoas, foi prestigiado pelo Prefeito da Estância Turística de Embu, Prefeito, a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Rosimary Mendes de Matos, pelo vice-reitor da Unesp, professor Giacomo Bartoloni, além de vereadores municipais e membros da coordenadoria da Unesp.

O prefeito Prefeito parabenizou os formandos e lembrou que eles “são os futuros educadores do município”. A oradora da turma diurna, Fernanda Cristina Dias, em seu discurso, agradeceu a Prefeitura por proporcionar este momento tão importante na vida dos professores e afirmou que “todos levarão este aprendizado adquirido (no curso) por toda vida”. Emocionada, a secretária Rosimary disse estar muito feliz por ter participado com os professores desta conquista e completou: “Vocês estão fazendo um pacto com o município, pois vão cuidar da educação de nossas crianças”.

Tags: